AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Lula presta depoimento por mais de duas horas ao juiz Sergio Moro, em Curitiba

13/09/2017

Grupo de militantes acompanhou o ex-presidente na chegada ao prédio da Justiça Federal

O Globo 


Ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva em Curitiba para interrogatório referente à acusação de que ele recebeu propina da Odebrecht - Denis Ferreira / AP

CURITIBA — O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou depoimento na tarde desta quarta-feira na Justiça Federal de Curitiba. O depoimento ao juiz Sergio Moro durou pouco mais de duas horas. Este foi o segundo interrogatório de Lula feito pelo juiz. Em maio passado ele falou durante cinco horas a Moro, na ação que envolveu o tríplex do Guarujá. Moro condenou o ex-presidente a nove anos e meio de prisão, com a acusação de ter recebido R$ 3,7 milhões em propina da OAS, por meio de reformas no apartamento e mobiliário comprado pela empreiteira.


O depoimento desta quarta refere-se à acusação de que Lula recebeu também propina da Odebrecht. O empresário Marcelo Odebrecht diz ter usado a conta de propina que a empresa mantinha com o PT para adquirir um imóvel destinado a abrigar a sede do Instituto Lula. Além disso, teria repassado valor para pagar uma cobertura vizinha à do ex-presidente. Quando era presidente, Lula ocupou o apartamento vizinho por segurança. Quando deixou o cargo, em 2011, manteve o uso do apartamento, que foi adquirido por Glaucos Costamarques, primo do pecuartista José Carlos Bumlai.
O depoimento de Marcelo Odebrecht, que firmou acordo de delação com a Procuradoria Geral da República, foi confirmado pelo ex-ministro Antonio Palocci.
Palocci confirmou que o imóvel era destinado ao Instituto Lula e que o ex-presidente desistiu de aceitar o prédio depois de uma reunião em que ele questionou o negócio. Teriam participado do encontro Bumlai e o advogado Roberto Teixeira, que intermediou o negócio.

A matéria continua após à publicidade.

Quando chegou para prestar depoimento por volta das 13h40, Lula desceu do carro no meio dos simpatizantes e caminhou por cerca de dois minutos, cumprimentando e acenando. Vestidos de camisas vermelhas, os militantes recepcionaram o ex-presidente aos gritos de "Lula, guerreiro, do povo brasileiro".

O ex-presidente caminhou até o ponto de bloqueio montado pela Polícia Militar na rua do fórum, onde subiu no carro novamente para percorrer mais cerca de 100 metros até o prédio da Justiça.
Antes da chegada de Lula, os cerca de 300 militantes que se concentravam no local trocaram alguns xingamentos com moradores de prédios vizinhos, que, vez ou outra, saíam na janela para gritar palavras contra o petista. Os manifestantes respondiam com o coro: "Fora, coxinha".

Lula presta depoimento por mais de duas horas ao juiz Sergio Moro, em Curitiba Reviewed by DestakNews Brasil on 17:35 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.