AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Furacão Maria se fortalece e atinge nível 5: 'potencialmente catastrófico'

19/09/2017

Fenômeno considerado 'extremamente perigoso' provoca ventos de até 255 km/h

O Globo



Furacão Maria é visto no oceano Atlântico a 126 km ao leste de Martinica - NASA / REUTERS

MIAMI - Depois da passagem devastadora do furacão Irma por Caribe e Estados Unidos, o furacão Maria, que avança pelo Oceano Atlântico, se intensificou ainda mais nesta segunda-feira, atingindo categoria 5 — a mais alta na escala Saffir-Simpson —, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA. Considerado extremamente perigoso e potencialmente catastrófico pelo órgão, o furacão se intensificou de tal forma que saltou do nível um para cinco em poucas horas, provocando agora ventos que atingem até 255 quilômetros por hora.

"O centro do Maria se aproxima de Dominica e das adjacentes ilhas de Barlavento durante as próximas horas, até o extremo nordeste do Mar do Caribe entre a noite de hoje e terça-feira, e se aproximará de Porto Rico e das ilhas Virgens entre a noite de terça-feira e quarta-feira", informou o NHC.
Há menos de duas semanas, um grupo de ilhas sofreu com a força do furacão Irma, que também atingiu o estado da Flórida, nos Estados Unidos. Autoridades francesas da ilha da Martinica e os residentes das Ilhas Virgens dos Estados Unidos começaram a se preparar para a passagem da tempestade.
Às 15h (no horário de Brasília), o Maria estava a cerca de 70 quilômetros a leste da Martinica e seguindo para oeste-noroeste num caminho que poderia levá-la a Porto Rico na quarta-feira, disse o NHC em um relatório. Espera-se que o furacão continue se fortalecendo durante os próximos dias, segundo o órgão
Alertas de furacão já foram emitidos nas ilhas de Guadalupe, Dominica, St. Kitts, Nevis, Montserrat e Martinica. Já Barbuda, Saba, St. Eustatius e St. Lucia receberam ordens de se preparar para uma tempestade tropical, ou seja, com ventos mais fracos durante a sua passagem.

Trajetória do furacão Maria - Editoria de Arte
IMPACTOS EM DOMINICA

Desde a tarde, moradores de Dominica, que tem 73 mil habitantes, reportaram nas redes sociais chuvas intensas, fortes ventos, inundações e ondas no litoral. Também reportaram árvores caídas e postes derrubados à medida que o clima se deteriorou ao longo do dia.

O primeiro-ministro de Dominica, Roosevelt Skerrit, ordenou aos moradores que vivem nas áreas baixas que se retirassem para as zonas mais altas.

— Não esperem que o rio transborde para então tentar cruzá-lo ou caminhar através de ruas inundadas — advertiu em coletiva de imprensa.
Moradores de algumas ilhas da região começaram a sair de suas casas em antecipação à chegada do fenômeno. Porto Rico, território dos Estados Unidos que foi afetado pelo Irma há duas semanas, abriu refúgios e começou a desmantelar guindastes das obras de construção que poderiam ser vulneráveis aos fortes ventos do Maria.

Publicidade

Furacão Maria se fortalece e atinge nível 5: 'potencialmente catastrófico' Reviewed by DestakNews Brasil on 10:21 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.