AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Enem 2017 terá detectores de ponto eletrônico para evitar fraudes

27/09/2017

Recurso de segurança estará disponível em todas as salas de aplicação da prova.

Com A Tribuna/DestakNews

 Edição deste ano do Enem será aplicada em dois domingos (Foto: Luigi Bongiovanni/AT)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contará, a partir deste ano, com detectores de ponto eletrônico. O reforço na segurança será utilizado em todo o País, inclusive nas cidades da Baixada Santista, e foi apresentado nesta quarta-feira (25), durante o Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do Enem 2017.
De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o novo recurso é capaz de detectar a emissão de sinais em radiofrequência como WiFi, Bluetooth, celulares e transmissões ilegais.

Com o aparelho, a organização espera localizar e identificar, sem a necessidade de revista pessoal, os participantes que tentarem usar pontos eletrônicos ou aparelhos de transmissão e que, eventualmente, possam ter burlado a inspeção por meio dos detectores de metal (presentes em todas as unidades de aplicação das provas).
De acordo com o ministro de Estado da Educação, Mendonça Filho, a adoção de novos procedimentos de segurança é importante. "Nosso objetivo é combater os pontos eletrônicos que, infelizmente, ainda são usados em exames de grande expressão como o Enem", afirmou.
Publicidade

O uso dos detectores de metal, e agora dos detectores de pontos eletrônicos, fazem parte de uma estratégia de prevenção e repressão a fraudes adotada pelo Inep sob orientação da Polícia Federal. No ano passado, um grupo que vazou o gabarito de provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza do Exame Nacional de Ensino Médio foi descoberto.

Videoprova
A presidente do Inep, Maria Inês Fini, falou durante o encontro sobre os recursos de acessibilidade oferecidos. Uma das principais novidades do Enem 2017 - além da aplicação em dois domingos consecutivos e da prova personalizada (com nome e número de inscrição do candidato) - é a Videoprova Traduzida em Libras, para participantes surdos ou com deficiência auditiva.

"As equipes técnicas do Inep se empenharam em articular novas maneiras de trabalhar, necessárias com as inovações do Enem 2017, sem que fosse necessária qualquer verba extra".

 

 

Enem 2017 terá detectores de ponto eletrônico para evitar fraudes Reviewed by DestakNews Brasil on 16:08 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.