AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Em Santos, açougues deverão afixar cartazes que informa a procedência da carne

12/09/2017

Os comerciantes terão até o fim de setembro para se adequar às novas regras

A Tribuna

Fiscalização será feita pela Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde da Cidade (Foto: Alberto Marques/AT)

Açougues e supermercados de Santos terão de afixar cartazes, em local visível, com informações sobre o frigorífico de onde compram a carne ou o frango que vendem. Os comerciantes terão até o fim deste mês para se adequar. 
Mas não basta colocar o nome do frigorífico. As placas terão que medir 30 centímetros de largura por 20 de altura e informar razão social, endereço, número de inscrição estadual, CNPJ e telefone para contato com o fornecedor. 
A fiscalização será feita pela Vigilância Sanitária e pela Secretaria Municipal de Saúde. Quem não cumprir as determinações poderá receber advertência, multa de R$ 2,5 mil e, até mesmo, ter o alvará do lugar suspenso. 
Segundo o chefe do Procon de Santos, Rafael Quaresma, a lei não é inédita, porque as determinações já existem nas esferas estadual e federal, mas amplia o acesso do consumidor à informação.
“É mais complementação do que novidade. Essa lei, assim como tantas outras, privilegia o consumidor no acesso à informação. E quando o tema é esse, é melhor pecar pelo excesso do que pela falta”, avalia Quaresma.

A matéria continua após à publicidade.


Opiniões
A dona de casa Maria Cecília Costa, de 56 anos, moradora do Jardim Quietude, em Praia Grande, admite que foi pega de surpresa com a notícia. “Olha, nunca parei para pensar nisso. Não sei se vai fazer diferença”, avalia. 
“Eu acho importante a gente saber a procedência do que está consumindo”, justifica a balconista Roseli da Silva, de 52 anos, moradora do Jockey Clube, em São Vicente.
O gerente da casa de carnes M&C, no Macuco, por sua vez, garante que a adaptação será rápida. “Não tem problema. Vai ser bom para o consumidor”, diz Michel Guerreiro.
Já Thiago Santos, do açougue Boi Branco, no Centro de Santos, acha que a lista ficará grande e não atrairá a atenção dos clientes. “A gente compra carne e frango de vários lugares. Vai ter que pôr tudo isso no cartaz sempre que fizermos uma compra?”, questiona.

 

Em Santos, açougues deverão afixar cartazes que informa a procedência da carne Reviewed by DestakNews Brasil on 15:12 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.