O divórcio é um dos momentos mais difíceis na vida de um casal. Geralmente, a separação vem carregada de sofrimento, frustração e o fim de planos e projetos. Além disso, o período pode ser marcado por brigas e gastos com advogados.
Mas o ponto final de uma relação não necessariamente precisa ser desta forma. No Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Belo Horizonte (Cejusc-BH), localizado no bairro Gutierrez, é possível realizar o divórcio de forma simples, rápida e gratuita.
Para isso, porém, o divórcio tem que ser consensual. No Cejusc dá para decidir sobre a regulamentação da convivência com os filhos menores de idade, a questão alimentícia, o uso do nome e a partilha dos bens.
Agilidade
Os interessados devem comparecer ao Cejusc com certidão de casamento atualizada há no máximo 90 dias, documentos pessoais, certidão de nascimento dos filhos, se houver, documentos dos bens, como registro de imóveis e documentos do veículo, e comprovante de endereço. 
E para facilitar ainda mais o processo, não é preciso a presença dos dois no órgão. Apenas um pode ir ao Cejusc relatar que o casal deseja o divórcio consensual. Neste caso, o que estiver presente levará para o outro uma carta convite mencionando a data da audiência.

A matéria continua após à publicidade.