AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Teatro Kabana apresenta peça em praça de Divinópolis

23/08/2017
Grupo Teatro Kabana promove oficinas de formação com jovens do interior mineiro e cria releitura do texto de Shakespeare
(Foto: Praça do Santuário, Divinópolis/Divulgação)
Em 2016, o mundo celebrou 400 anos da morte de William Shakespeare. Em oficinas de formação teatral, o Grupo Teatro Kabana assumiu o desafio de montar textos do autor com jovens atores, moradores de pequenas localidades de Minas Gerais. A Trupe Teatro Buriti, de Buriti Grande, povoado de Martinho Campos, escolheu reinventar de forma particular a tão contada história de Romeu e Julieta. Depois de passar por 5 cidades do centro oeste do estado, o grupo apresenta a montagem na Praça do Santuário, em Divinópolis, no dia 3 de setembro. A entrada é franca.
Na releitura do clássico, o pandeiro foi eleito como o principal elemento de cena. A partir do instrumento, a trilha sonora percorre ritmos brasileiros e, assim, conduz a montagem. Romeu e Julieta - Do Mandacaru ao Buriti é uma narrativa que transita pela cultura popular do nordeste brasileiro e pela mineiridade expressa no universo de Guimarães Rosa, em suas veredas de buritis. Uma trupe de cantadores e contadores de histórias narra em verso, prosa e música, a mundialmente conhecida tragédia de dois jovens que se amam, mas são filhos de famílias inimigas.


A Trupe Teatro Buriti  foi formada em 2013 a partir das Oficinas de Formação Teatral do Grupo Kabana. O projeto integra o Programa BioFlorestas em Cena, uma iniciativa da ArcelorMittal BioFlorestas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.  A montagem confirma para os jovens que o teatro, como arte universal, pode levá-los a transpor os limites de sua “aldeia”. Mauro Xavier é o responsável pela direção do trabalho e Nélida Prado pela dramaturgia.
Kabana

Kabana
Há 37 anos, o Grupo Teatro Kabana desenvolve pesquisa, experimentação e montagens, trabalhando diferentes linguagens e tendências das artes cênicas, com foco no teatro de rua, no teatro de bonecos e no circo-teatro. Desde a sua fundação, o grupo se volta também para a pesquisa do teatro popular e para o processo de formação cultural e artística de jovens.  A participação em 12 Festivais de Inverno da UFMG e as oficinas ministradas no T.U. (Teatro Universitário) foram determinantes para esse desenvolvimento. Apoiados nessas experiências, o grupo vem contribuindo para a formação de novos grupos teatrais no interior de Minas. A Trupe Teatro Buriti é resultado desse trabalho de democratização e interiorização das artes, que consolida um fazer artístico transformador.
Ficha Técnica

Adaptação da obra Romeu e Julieta, de W. Shakespeare                                       
Direção e cenografia: Mauro Xavier                                                                        
Dramaturgia e figurino: Nélida Prado                                                                        
Confecção de figurino: Rosângela Medeiros
Elenco:  Cristine Ellen da Silva, Daniel Lopes da Silveira, David Keven de Carvalho Santos, Igor Patiele Romano dos Santos, Kelly Eduarda de Andrade, Layla Gabrielle da Silva, Leonardo Henrique dos Santos, Mateus Henrique Mendonça, Milena Barros Silva.
Serviço
Romeu e Julieta – Do Mandacaru ao Buriti
Data: 03/09, domingo
Local: Praça do Santuário, Divinópolis
Horário: 19h
Entrada franca
Outras informações: www.gtkabana.com.br 

Publicidade

Teatro Kabana apresenta peça em praça de Divinópolis Reviewed by DestakNews Brasil on 17:51 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.