AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Sicoob Universidade promove profissionalização em gestão de governança corporativa

24/08/2017
Investimento em capacitação de funcionários atende à demanda de qualificação do mercado

Modernizar as práticas de gestão de pessoas e desenvolver programas de treinamento e qualificação com a adoção das melhores práticas de governança corporativa. Estes são os principais pilares do Sicoob Universidade, lançado em março de 2015 para estruturar e oferecer ações educacionais que permitam a aquisição do conhecimento para diferentes perfis de profissionais alinhadas às competências do Sicoob.
A proposta da entidade educacional é a contribuição para o aumento da excelência operacional, a qualificação do atendimento aos cooperados e a expansão do Sistema. Os cursos – de curta e média duração e nos formatos on-line e presenciais – são direcionados à aprendizagem, aprimoramento e capacitação do quadro de funcionários do Sicoob, impactando no relacionamento com clientes, fornecedores, comunidade e todas as frentes do negócio.
O sistema de educação é baseado em escolas de Liderança e Governança, Cooperativismo, Cultura e Cidadania, Excelência Operacional e Negócios. A implantação da universidade supre as necessidades dos profissionais e das áreas e antecipa as demandas que estão alinhadas com as estratégias e diretrizes da organização. 

A matéria continua após à publicidade.

Desde a sua fundação, o Sicoob Universidade treinou mais de 100 conselheiros, diretores, gerentes e superintendentes. Ocorreram mais de 91 mil capacitações online e 10 mil capacitações presenciais. Além disso, dirigentes obtiveram cerca de 200 certificações e mais de 3 mil horas-aula foram computadas nos cursos presenciais.
Em dois anos, o Sicoob Universidade recebeu investimentos de aproximadamente R$1,3 milhão. Os recursos foram destinados no desenvolvimento das diversas soluções educacionais disponibilizadas para as cooperativas do Sicoob, além dos programas desenvolvidos, do programa de certificação, das viagens para apresentação do Sicoob Universidade e das soluções disponibilizadas e na contratação de fornecedores e parceiros. A universidade recebeu ainda apoio financeiro do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop Nacional, por meio do convênio firmado para a realização do Programa de Educação Executiva.

Parcerias

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das primeiras parcerias firmadas com a universidade. É a responsável pela certificação dos dirigentes, conselheiros de administração e conselheiros fiscais. A certificação promove o reconhecimento do sistema de governança do Sicoob e agrega valor institucional ao validar o conhecimento e a experiência de seus dirigentes e conselheiros.
No Programa de Educação Executiva o Sicoob Universidade firmou parceria com a Fundação Dom Cabral. O programa surgiu com a finalidade do desenvolvimento dos dirigentes e líderes

por meio de ações educativas de fortalecimento da governança, além da identidade de gestão e aperfeiçoamento da liderança estratégica.
A World Council of Credit Unions (Woccu), Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito, e a Akademie Deutscher Genossenschaften (ADG), Academia das Cooperativas Alemãs, entram como parceiros na promoção de intercâmbio internacional. Anualmente os dirigentes e
gestores das cooperativas centrais, do Bancoob e do Sicoob Confederação, participam de viagens de intercâmbios que têm por objetivo proporcionar aos participantes conhecimento sobre estruturas de governança e novos modelos de gestão, e a troca de experiências com instituições internacionais com maior expressão no cooperativismo financeiro.
Em parceria com o Banco Central do Brasil, o Sicoob Universidade tem investido no Curso de Formação de Facilitadores em Gestão de Finanças Pessoais e, ainda, no desenvolvimento da Educação Financeira nacionalmente.
Já o Instituto Fenasbac, instituição que presta serviços à comunidade do Banco Central, é parceiro da universidade no Programa de Formação de Facilitadores de Aprendizagem do Sicoob. O programa visa atender as necessidades apresentadas pelo Sicoob na preparação de seu corpo técnico para a multiplicação do conhecimento.

Sobre o Sicoob

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 3,7 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 485 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de: cartões, consórcios, DTVM, seguradora, previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,5 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

Mais informações acesse: www.sicoob.com.br
Sicoob Universidade promove profissionalização em gestão de governança corporativa Reviewed by DestakNews Brasil on 18:03 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.