AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

"Praia dos Mineiros" Erosão em praias avança, gera riscoe e interdita praia turística no Espírito Santo

15/08/2017

Em alguns locais, a água do mar invade as ruas e derruba muros e calçadas. Em Ponta da Fruta, por exemplo, a faixa de areia anda sumindo

 (Fotos: Redes Sociais)

A erosão em praias tem preocupado moradores e comerciantes do Espírito Santo. Em alguns locais, a água do mar invade as ruas e derruba muros e calçadas. No estado, praias de Marataízes, Guarapari, Conceição da Barra, Vitória e Vila Velha têm sofrido com a erosão.
Um vídeo feito por um morador de Meaípe, em Guarapari, mostra a água do mar invadindo as ruas. Nas praias, ela arranca pedras e os sacos que estavam no local para conter a água. Uma parte do muro caiu.
“Coisa de três horas, o mar bateu e foi destruindo, o pessoal ficou em pânico, porque o mar é violento. Se tivesse crescido mesmo, tinha chegado ao restaurante ”, disse a comerciante Idalina Vieira Matos.
O mar já havia derrubado outras partes do muro de contenção da orla. Em novembro de 2016, a prefeitura consertou, mas agora os comerciantes dizem que é preciso algo mais seguro.

A matéria continua após à publicidade.

“Nós vivemos do turismo e do lazer da praia. E sem praia nós não temos turismo. E nós não teremos emprego amanhã e todos os moradores de Meaípe vão ficar desempregados. Nós vivemos do turismo”, disse o comerciante Nhozinho Matos.
Geógrafos do estado observaram as falésias de Guarapari por cinco anos e perceberam que em um ponto de Meaípe, por exemplo, a falésia recuou 18 metros nos últimos 60 anos.


“ É um fator natural? Sim, falésia pra gente ela é considerada uma fonte de sendimento para o sistema costeiro. É bom? É esperado? Não, porque tem uma Rodovia do Sol sobre ela. Então se tivesse adotado ou pensado em adotar uma cota de proteção, eu teria no minímo 50 metros de proteção para a falésia recuar”, explicou a geógrafa Jacqueline Albino.
A erosão atinge várias praias do Espírito Santo. Em Marataízes, no Sul do estado; Conceição da Barra, no Norte; Ponta da Fruta, em Vila Velha; e Curva da Jurema, em Vitória.

Em Ponta da Fruta, a faixa de areia anda sumindo. A força do mar está deixando as raízes das árvores cada vez mais expostas.
Algumas delas tiveram que ser cortadas. Dos 20 comerciantes que tinham bares na Ponta da Fruta, só sobraram cinco.

Erosão afeta praias do Espírito Santo, em Nova Ponta da Fruta, também em Vila Velha, casas na orla estão sendo reformadas por causa da erosão. “O Iema já veio aqui, a Polícia Ambiental, e a gente está buscando para manter tudo regularizado”, afirmou o eletrotécnico, Adler Soneghetti. 

A Associação dos Moradores denunciou a situação. O medo é do mar também destruir as casas, o que aconteceu em Ponta da Fruta.
“Em Nova Ponta da Fruta está havendo desmatamento, tirando restinga, barraqueiros plantando mamona para matar a vegetação. A preocupação da população é que vai acabar tudo”, contou o líder comunitário Nilson Cardoso Silva.

 

"Praia dos Mineiros" Erosão em praias avança, gera riscoe e interdita praia turística no Espírito Santo Reviewed by DestakNews Brasil on 18:16 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.