AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Pernilongo é capaz de transmitir zika, diz estudo da Fiocruz

09/08/2017

Pesquisa sequenciou o genoma do vírus coletado no organismo de mosquitos do gênero Culex; partículas foram encontradas nas glândulas salivares

Agência Estado

Além do Aedes aegypti, o pernilongo, mosquito do gênero Culex, também pode ser capaz de transmitir zika. O genoma do vírus, coletado no organismo de pernilongos, foi sequenciado por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco. Com o sequenciamento, a equipe descobriu que o vírus consegue alcançar a glândula salivar do animal, o que indicaria, segundo a instituição, que o pernilongo pode ser um dos transmissores da doença. As informações são da Agência Brasil. 
Os resultados da pesquisa foram publicados nesta quarta-feira, 9, na revista Emerging microbes & infections, do grupo Nature. Os mosquitos do gênero Culex foram colhidos na Região Metropolitana do Recife, já infectados. A equipe do Departamento de Entomologia da instituição conseguiu provar em laboratório que o vírus se replica dentro do mosquito e chega até a glândula salivar. 
Os cientistas ainda fotografaram por microscopia eletrônica, pela primeira vez, a formação de partículas virais do zika na glândula dos pernilongos. Foi comprovada, ainda, a presença de partículas do vírus na saliva expelida pelo Culex.  

A matéria continua após à publicidade.

Segundo a Fiocruz, o estudo “demonstra” a possibilidade de transmissão do vírus da zika por pernilongo na cidade. Será analisado agora “o conjunto de suas características fisiológicas e comportamentais, no ambiente natural, para entender o papel e a importância dessa espécie na transmissão do vírus da zika”, segundo informou a fundação.
A presença do Culex em zonas urbanas do País supera em 20 vezes a incidência do Aedes. Ele também constituiria uma ameaça maior, por estar disseminado quase em todo o mundo, e por ter facilidade de reprodução em água suja - ao contrário do vetor comum de dengue, zika e chikungunya.

 

Pernilongo é capaz de transmitir zika, diz estudo da Fiocruz Reviewed by DestakNews Brasil on 18:43 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.