AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

O coração valente de um homem que é pai de 47 filhos

13/08/2017

Izaulino dos Santos Rocha, 83, foi o parteiro das crianças e até registrou uma que não era sua

O Tempo

Seu Izaulino dos Santos mora em aglomerado da capital, onde convive com parte da família

O aposentado Izaulino dos Santos Rocha, 83, mal se apresenta e já vai dizendo que tem 47 filhos. Em mais dez minutos de conversa, ele revela que esse é o número de rebentos que foram reconhecidos em cartório – 45 biológicos e dois adotivos. Os herdeiros são frutos de quatro uniões que seu Izaulino teve ao longo da vida. Ele conta que tem outros espalhados pelo Brasil, dos tempos em que era caminhoneiro e teve alguns relacionamentos passageiros. “Só que eu sei, foram mais três”, assegura. Ele diz que perdeu as mães das crianças de vista e que só por isso não registrou os outros filhos. Mas, se dependesse do tamanho do coração de pai, haveria espaço para mais alguns.

Coração, aliás, que anda sobrecarregado. Na semana passada, uma forte dor no peito o levou para o hospital duas vezes. Com a mesma exatidão matemática com que fala dos filhos, seu Izaulino diz que já teve dois infartos, fez 12 cateterismos cardíacos e colocou três marca-passos.

A matéria continua após à publicidade.

Em mais alguns minutos de conversa, é possível perceber uma relação entre esses números. “Filho dá muita preocupação na gente. Sempre arrumei tudo que é serviço para pôr comida em casa. Mas hoje não consigo mais trabalhar e ainda tenho três filhos, um neto e uma ex-mulher para sustentar”, revela.

O aposentado mora em um aglomerado à margem do Anel Rodoviário, no bairro São Francisco, na região Noroeste de Belo Horizonte. Vive com os dois filhos mais novos, de 11 e 14 anos, que, embora sejam fruto de um relacionamento da ex-mulher com outro companheiro, ele quis registrar. “A mãe deixou aqui para eu cuidar, e fui cuidando”, relata. Perto de casa, o pai construiu mais outras moradias, onde estão outros filhos.

Mas sua história não começou em BH. Natural de Canavieiras, na Bahia, seu Izaulino vem de uma família de 15 filhos. Além dele, só um irmão, que estaria em Rondônia, está vivo. Até chegar à capital mineira, há cerca de 30 anos, ele morou na Bahia e no Espírito Santo. Casou-se cedo com Regina e teve seu primeiro filho aos 17 anos. Foram 31 anos de relacionamento e 13 rebentos. Depois, teve mais nove filhos com Carminha, outros 12 com Maria Rosa e 11 com Zenaide. Sua filha biológica mais nova tem 16 anos e já carrega um filho nos braços.

O aposentado diz que teve tanto filho porque, no passado, não se pensava na dificuldade financeira. Ele admite que nunca pagou pensão nem foi de dar carinho ou bancar estudo.

Pai e parteiro. Só duas crianças nasceram em hospital; os outros foram em casa, e seu Izaulino foi quem cortou o cordão umbilical deles. Ele assegura que sabe o nome de todos os filhos de cor, mas se perde ao tentar se lembrar de todos de uma só vez.

Dos 47 reconhecidos em cartório, sete já morreram, dois ele só viu quando eram bebês, e um bocado está espalhado pelo Brasil, sem contato com o pai há anos. “Muitos não ligam para mim”, lamenta. No entanto, os dois mais novos não viam a hora de o pai voltar do hospital na última terça-feira. O aposentado fez exames, foi medicado e teve alta.
Contraste. 1,6 é a média de filhos por família atualmente em Minas.

FOTO: Moisés Silva
0
Seu Izaulino quer se mudar de BH para fugir da violência

Dia dos Pais

Sonho é estar na TV para ter reencontros

Para o aposentado Izaulino dos Santos Rocha, hoje, Dia dos Pais, será um dia comum. Isso porque, segundo ele, não haverá presentes nem reunião de família. A vida, sempre humilde e marcada pela ausência de direitos básicos, nunca deu a eles o luxo de se apegarem a datas comemorativas.

Mas seu Izaulino não se importa com isso. O sonho dele é maior. Primeiramente, gostaria de participar do programa do apresentador Rodrigo Faro, da Record TV, sua companhia de todos os domingos. A esperança é que, ele aparecendo em rede nacional, outros sonhos se realizem. “Gostaria de ter uma casa em São Mateus (ES), para descansar perto de outros filhos”, diz, com os olhos marejados.

O aposentado revela que três de seus filhos estão presos por envolvimento com crimes, seu maior desgosto. A expectativa é que, indo embora de BH, fique longe da violência.
 
O coração valente de um homem que é pai de 47 filhos Reviewed by DestakNews Brasil on 11:40 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.