AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Município de Itapecerica é beneficiado com a construção de 230 bacias de captação de água de enxurradas

16/08/2017
As obras do Programa de Revitalização das Sub-bacias Hidrográficas do Rio São Francisco em Minas Gerais já estão sendo realizadas na sub-bacia do Rio Gama, que abastece a cidade de Itapecerica, no perímetro compreendido entre as nascentes na região do Barreiro até a região de Barro Preto. 

 (Fotos: Redes Sociais/Divulgação)

O município foi beneficiado com a construção de 230 bacias de captação de água de enxurradas, mais conhecidas como barraginhas ou cacimbas, e oito quilômetros de terraços (curvas de nível).
Até agora estão inscritas 38 propriedades. Nelas já foram locadas 125 barraginhas e aproximadamente quatro quilômetros de terraços, de acordo com os critérios técnicos e especificidades de cada propriedade.
O objetivo principal do projeto é a contenção de processos erosivos no solo. As águas que caem nas terras de cultivo são captadas pelos terraços, destinados a conter as enxurradas, forçando a infiltração da água pelo solo ou a drenagem lenta e segura do excesso d’água. As barraginhas têm a função de captar as enxurradas, acumulando-as e armazenando-as por algum tempo, de modo a propiciar a infiltração lenta destas águas no solo, diminuindo os efeitos da erosão e melhorando a recarga dos aquíferos subterrâneos. 

Para o município de Itapecerica foram destinados R$ 73.999,10 do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional. A Diretoria de Agricultura da Prefeitura e a Emater-MG são parceiras na execução dos trabalhos.
Município de Itapecerica é beneficiado com a construção de 230 bacias de captação de água de enxurradas Reviewed by DestakNews Brasil on 19:47 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.