AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

MPF arquiva sindicância contra Pimentel por obstrução da Justiça na Lava Jato

09/08/2017
O Ministério Público Federal (MPF) arquivou, na semana passada, a sindicância contra o governador Fernando Pimentel (PT) que investigava a denúncia de que o petista teria sido procurado por executivos da Odebrecht para obstruir um processo das investigações da operação Lava Jato na época em que ainda era ministro do Desenvolvimento de Dilma Rousseff (PT). 

O Tempo

A decisão foi do vice-procurador geral da República, José Bonifácio Borges de Andrada.

De acordo com a delação dos ex-executivos da empreiteira, a empresa, preocupada com o início das investigações da Lava Jato, teria procurado Pimentel para que o então ministro ajudasse, de alguma forma, a convencer a presidente Dilma sobre os riscos que a operação representava para a empreiteira e o núcleo político do governo federal.

O Aparte teve acesso ao relatório do ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), relator da ação na Corte. Nele o jurista cita as delações de João Carlos Mariz Nogueira, ex-executivo da Odebrecht, e do ex-presidente da empresa Marcelo Bahia Odebrecht, provenientes da delação premiada acertada pela empreiteira. Nesses depoimentos, os delatores afirmam ter-se se encontrado com o então ministro Fernando Pimentel para negociar a obstrução em processos da Lava Jato.


A matéria continua após à publicidade.

“Pelo que se infere dos relatos, o objetivo desses encontros foi instar o atual governador a dividir com a presidente as angústias sobre os rumos da investigação, ante o receio de que o trabalho investigativo alcançasse o empresário e, na sequência, a própria cúpula do Poder Executivo”, explica o relatório, citando as delações dos ex-executivos da Odebrecht.

Raul Araújo, no entanto, argumenta que, mesmo depois da realização de diligências do MPF, não foram encontrados elementos suficientes para criar indícios de que Pimentel teria, de fato, feito qualquer ação efetiva para prejudicar a operação.

“Ocorre que os elementos colhidos junto aos colaboradores não revelam indícios de que Fernando Damata Pimentel tenha efetivamente impedido ou embaraçado as investigações relacionadas a esses fatos, mediante atos concretos praticados por ele para obstar ou atrapalhar o trabalho desenvolvido prioritariamente perante o foro federal de Curitiba-PR”, diz trecho do documento.

A defesa do governador Fernando Pimentel, representada pelo advogado Eugênio Pacelli, disse que já esperava o arquivamento. “Isso já era esperado. Era absolutamente insensata a suposição que deu causa à sindicância. O que se confirmou posteriormente. Enfim, nem tudo que reluz é ouro”, disse Pacelli.
MPF arquiva sindicância contra Pimentel por obstrução da Justiça na Lava Jato Reviewed by DestakNews Brasil on 15:21 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.