A Secretaria de Estado de Educação (SEE) autorizou a abertura de 152 novas turmas para o Curso Normal nas escolas estaduais para este segundo semestre, a partir deste mês. 

Hoje em Dia

O curso em nível médio é voltado para a formação de professores para atuarem na docência da Educação Infantil.
A decisão tem como objetivo atender as demandas de universalização da Educação Infantil (Meta número 1 do Plano Nacional de Educação - PNE) e promover uma base curricular para os formandos no estado. A partir desse mês, 26 mil alunos já serão atendidos nessa modalidade.
Para evitar uma evasão entre os estudantes do Curso Normal, houve uma flexibilização na formação e as escolas estão recebendo orientações para que os alunos possam cumprir a carga horária de 800 horas de Prática de Formação, incluídas 300 horas obrigatórias em estágio nas instituições de educação infantil.
A Secretaria de Educação está indicando às escolas outras possibilidades de atividades que poderão ser desenvolvidas em cumprimento das exigências do Ministério da Educação (MEC). As outras 500 horas da Prática de Ensino Orientado podem ser de atividades tais como: oficinas pedagógicas, atividades culturais, seminários, cursos a distância (EAD), palestras.

A matéria continua após à publicidade.