AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Em dois meses o Samu fez mais de 238 atendimentos em Oliveira/MG

13/08/2017


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou na segunda-feira (7), dois meses de atendimentos em toda Região Ampliada de Saúde (RAS) Oeste de Minas Gerais.


(Foto: Marcelo Praxedes)

De acordo com o último relatório emitido, nesta quinta-feira (3), foram recebidas 34.356 ligações de toda região.
Ainda como aponta o relatório foram feitos 238 atendimentos em Oliveira, sendo 53por meio da Unidade de Suporte Avançado (USA) e 185 por meio da Unidade de Suporte Básico (USB).
Os atendimentos mais recorrentes foram por causas clínicas, sendo um total de 171. Além desses, ocorreram também 70 atendimentos por causas traumáticas, 1 por causas pediátricas, 2 por causas psiquiátricas e 4 por causas obstétricas.
Segundo o Diretor Executivo do CIS-URG e do SAMU Oeste, José Marcio Zanardi, os atendimentos realizados pelas equipes que compõem o Serviço destacam uma nova realidade nos atendimentos às urgências e emergências na região e no município.
“Os atendimentos pré-hospitalares e transferências que o SAMU disponibiliza, possibilita mais chances de vida aos que necessitam”, pontuou.
Implantação SAMU
O SAMU foi oficialmente inaugurado na no último dia 6 de junho, com a presença do governador de Minas Gerais Fernando Pimentel e demais autoridades políticas envolvidas na implantação do Serviço, que começou a funcionar às 7 h do dia seguinte.
Desde então, tem permitido a organização dos atendimentos de urgência e emergência não só na região, mas em todo o Estado, conforme destaca a coordenadora de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Kelly Barros Fortini. Antes da implantação do SAMU 192 na região, apenas o município de Itaúna possuía o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, estando as demais cidades até então, sem o serviço.

A matéria continua após à publicidade.

“O SAMU192 constitui um dos principais pilares da Rede de Urgência e Emergência do Estado de Minas Gerais, uma vez que, o mesmo é de essencial importância no atendimento primário às urgências de forma resolutiva, eficaz e segura, evitando a evolução de quadros graves, inclusive que poderiam levar á óbito o paciente”, disse.

Ainda segundo Kelly Fortini, “O SAMU funciona 24 horas por dia e é de amplo acesso à população, se efetivando não só no atendimento assistencial de maneira direta com envio de veículos tripulados por equipes capacitadas, mas também, por meio da prestação de orientações médicas por telefone. Com o seu funcionamento na região Oeste, os atendimentos móveis de urgência, passaram a contar com a disponibilidade de ambulâncias, devidamente equipadas para o atendimento pré-hospitalar, proporcionando atendimento eficaz e seguro a toda a população”, explicou.
SAMU
Gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG), o SAMU tem o objetivo de chegar à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência no menor tempo possível. Para dar agilidade aos atendimentos, o Serviço conta com uma frota de 31 ambulâncias distribuídas em 24 municípios, que dão suporte total a 54 cidades que integram a Região Ampliada de Saúde (RAS) Oeste.
As ambulâncias são do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), tripuladas por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista. Além desses veículos, também há sete Unidades de Suporte Avançado (USA), tripuladas por um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista.
As cidades que contam com os veículos foram escolhidas com base em estudos de viabilidade, sendo que a logística dessa distribuição foi feita para que se situem em pontos estratégicos, de forma que o tempo entre a chamada recebida pelo 192 e a chegada da ambulância seja de até 40 minutos em qualquer ponto da região. Para a escolha também foram levados em consideração os acessos, estradas, rodovias e estradas rurais.

Em Oliveira estão disponíveis duas ambulâncias, uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). As unidades estão posicionadas na base descentralizada na saída para a cidade.
Em dois meses o Samu fez mais de 238 atendimentos em Oliveira/MG Reviewed by DestakNews Brasil on 18:50 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.