AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

"XXIII Festival de Inverno" Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo visita Itapecerica

25/07/2017
XXIII Festival de Inverno de Itapecerica 
 (Fotos: PMI/Divulgação)

O secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo, esteve em Itapecerica nesta terça-feira (25), e acompanhou a apresentação da Tribo Indígena Pataxós em frente à Prefeitura.

Em seguida o secretário proferiu palestra com o tema “Patrimônio Cultural”. Ele deu uma verdadeira aula de história da arte, partindo da colonização do Brasil e de Minas Gerais até os tempos atuais. Ele destacou a importância das igrejas e da arte sacra para a cultura do estado. Todo o esplendor do estilo barroco se evidenciou em terras mineiras, com o ouro e o diamante aqui presentes. Também surgiram muitos artistas para a construção e ornamentação das igrejas, o que gerou um patrimônio histórico, artístico e cultural valiosíssimo.

Angelo Oswaldo salientou que os bens materiais da opulência da arte sacra mineira e os bens imateriais, como por exemplo as festas de Reinado do Rosário, se completam. Ele afirmou também que a cultura não é formada apenas pelas belas artes e pelas belas letras, não é algo elitista. A cultura, no sentido antropológico, é muito mais ampla. É tudo aquilo que nos qualifica e nos identifica, que mostra de onde viemos e para onde queremos ir, é como o homem se insere em seu meio. A cultura está no conjunto da sociedade e no interior da nossa alma.

A matéria continua após à publicidade.

O secretário ressaltou ainda que a Vila de São Bento do Tamanduá, que deu origem à cidade de Itapecerica, foi a nona a ser fundada em Minas Gerais e uma das 14 sedes municipais fundadoras do nosso estado. E que, entre essas, nenhuma possui uma igreja tão ampla quanto a nossa Matriz de São Bento, que o secretário fez questão de visitar.
O Prefeito Wirley Reis, Aproveitou a oportunidade para pleitear políticas públicas inteligentes de cultura, pois, além de promoverem o conhecimento, geram emprego e renda e favorecem a economia. A meta é incrementar cada vez mais o setor cultural em Itapecerica e em toda a região. 

Wirley Reis agradeceu ao secretário Angelo Oswaldo, por trazer cultura e sabedoria, por ter carinho pela cidade e por ser este grande homem. Espero que a Secretaria de Estado de Cultura esteja sempre de portas abertas para o nosso município, como tem estado até o momento, finalizou Wirley Reis.

Estiveram presentes os prefeitos das cidades de Carmo da Mata, Almir Resende; Cláudio, José Rodrigues; e Leandro Ferreira, Elder Freitas; o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira; o administrador paroquial de Itapecerica, Padre João Luiz Moreira; o presidente da Câmara Municipal de Itapecerica, José Mariano de Oliveira, representando os demais vereadores; secretários municipais de Cultura e Turismo da região Centro-Oeste e de municípios do Circuito Turístico Campo das Vertentes, entre outras autoridades e o público em geral.
"XXIII Festival de Inverno" Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo visita Itapecerica Reviewed by DestakNews Brasil on 22:30 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.