AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Governo barra desocupação em Minas

18/07/2017
Após uma negociação encabeçada pelo deputado estadual Rogério Correia (PT), o governo do Estado barrou, no começo da noite de ontem, a desocupação de uma fazenda em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana, cuja propriedade é atribuída ao empresário Eike Batista. 

Hoje em Dia

ASSEMBLEIA – Durante coletiva na tarde de ontem, líderes do MST afirmaram que iriam resistir à desocupação

Depois de ser comunicado judicialmente de que a reintegração da propriedade de 395,75 hectares seria realizada hoje pela manhã, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) garantiu ontem que iria resistir à decisão do juiz Carlos Roberto Loiola, da Vara Agrária do Estado, que concedeu uma liminar no dia 29 de março permitindo a reintegração de posse.
Em coletiva realizada ontem à tarde, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), além do próprio Rogério Correia, já haviam demonstrado apoio ao MST, declarando que iriam ao acampamento se juntar aos sem terra para resistir à expulsão pela Polícia Militar.
“O governo suspendeu a reintegração de posse e comunicou a decisão ao comando da Polícia Militar e aos movimentos”, afirmou o deputado. Agora, a decisão deve passar por uma comissão especial composta por membros dos três poderes. Na coletiva, Correia afirmou que a liminar infringia uma lei sancionada em 2000 pelo então governador Itamar Franco, que determina que os processos de desocupação de assentamentos urbanos ou agrários devem passar pelo colegiado.

A matéria continua após à publicidade.

Além da comissão, o petista citou a Mesa de Diálogo e Negociação Permanente com Ocupações Urbanas e Rurais, presidida pela Secretaria do Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e que conta com membros da Assembleia Legislativa, de secretariados e de movimentos sociais. “Se o governo entende que é conflito e tem inclusive uma mesa de mediação de conflito, não dá para a PM entender que é crime e chegar lá dando tiro nas pessoas”, disse Correia na coletiva de ontem.
Acampamento
Segundo o coordenador estadual do MST, Silvio Netto, quase mil famílias estão acampadas na propriedade. Os sem terra alegam que a área estava ociosa e foi recuperada. Além disso, o movimento diz que as famílias estão integradas na comunidade local e que várias crianças estão matriculadas nas escolas da região. Mirinha Campos, da direção estadual do movimento, afirma que a PM tem feito blitze quase diárias no acampamento.

Ontem, pela manhã, o movimento realizou um protesto no km 540 da rodovia BR-381, onde se encontra a propriedade. Durante o ato, um sentido da pista foi bloqueado, sendo liberado às 7h45 .
Governo barra desocupação em Minas Reviewed by DestakNews Brasil on 09:50 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.