AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Cidades fazem solenidades para ex-combatentes na manhã deste domingo (9)

09/07/2017

Santos e São Vicente tiveram eventos para celebrar a data 

A Tribuna

A memória dos ex-combatentes que lutaram pela redemocratização do País foi celebrada na manhã deste domingo (9), no Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista de 1932. Em São Vicente, um desfile cívico-militar na Praça Heróis de 32, no Gonzaguinha, marcou a data. 
O ponto alto das festividades vicentina foi a entrega da Medalha “Pérsio de Souza Queiroz Filho” a militares e políticos da Cidade. A honraria leva o nome do soldado incorporado na 1ª Companhia do Tiro Naval de Santos, morto por estilhaços de uma granada de avião em combate.
Já em Santos, o evento ocorreu na Praça Patriarca José Bonifácio, no Centro, onde fica o monumento em homenagem aos soldados que pegaram em armas para derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas (1882-1954). Os eventos reuniram familiares e ex-combatentes do episódio.
O estopim da Revolução de 1932 aconteceu em 23 de maio do mesmo ano quando os jovens Martins, Miraguaia, Dráuzio e Camargo (mártires do movimento, batizado com as iniciais de seus nomes, MMDC), morreram durante confrontos com forças do governo federal. 


A matéria continua após à publicidade. 



Contudo, o ápice do levante se deu no dia 9 de julho, quando os revolucionários resolveram repelir as forças chefiadas pelo estadista gaúcho, que assumiu o comando do País dois anos antes, por meio de golpe de Estado e depois passou a governar com poderes ditatoriais. 
Foram três meses de resistência contra as forças militares, até a rendição dos paulistas. Os restos mortais dos estudantes assassinados e dos combatentes que sucumbiram durante o movimento de resistência estão depositados no mausoléu do monumento Heróis de 32. 
O Obelisco do Ibirapuera, como também é conhecida a obra, foi inaugurado em 9 de julho de 1955. Tem 72 metros de altura e 1932 metros quadrados. 
O feriado estadual é celebrado desde 1997, quando o então governador Mário Covas (1930-2001) sancionou a Lei nº 9.947. O texto estabelece o dia 9 de julho feriado civil estadual, em homenagem à revolta, considerada o símbolo da luta dos paulistas em favor da Constituição e pela conquista da liberdade e da democracia.

 

Cidades fazem solenidades para ex-combatentes na manhã deste domingo (9) Reviewed by DestakNews Brasil on 23:56 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.