AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

O olhar de Maria Ribeiro sobre o diretor Domingos de Oliveira chega à tela do Curta

28/06/2017
Criador das marcas das olímpiadas e das paralimpíadas do Rio de Janeiro, Fred Gelli é destaque do episódio inédito da série ‘designers do Brasil’


Um dos mais importantes diretores de cinema e de teatro do país, Domingos de Oliveira é investigado pelo olhar da atriz, diretora e amiga do artista, Maria Ribeiro no documentário “Domingos”, destaque da Terça das Artes, 4, às 22h. No longa-metragem, o público poderá conferir as motivações, as inquietações, as produções e o cotidiano do diretor. Parceiros de peso, como Paulo José, que atuou nos primeiros filmes de Domingos, e a grande dama do teatro e da televisão brasileira, Fernanda Montenegro, amiga e parceria de toda a vida, participam da produção aclamada pela crítica. 
 
No episódio inédito da série “Designers do Brasil”, também na Terça das Artes, 4, às 23h30m, o personagem é o designer Fred Gelli. Considerado uma das 100 pessoas mais criativas do mundo pela Fast Company Magazine, Gelli foi o criador das marcas das Olimpíadas e das Paralimpíadas do Rio de Janeiro e um dos diretores criativos da cerimônia de abertura das Paralimpíadas. No programa dirigido por Adélia Borges e DJ Dolores, Fred Gelli revela como utiliza design e branding com o objetivo de criar conexões sustentáveis entre pessoas e marcas.
 
Na Quarta de Cinema, a faixa “A Vida é Curta” desta semana exibe histórias fortes, daquelas que deixam o público com ‘nó na garganta’. Abrindo a sequência, o curta “Uma família ilustre” no qual Beth Formaggini registra a conversa entre Cláudio Guerra, ex-delegado da Polícia Civil que assassinou e incinerou militantes contrários à ditadura, e o professor Eduardo Passos, psicólogo clínico que trabalha com direitos humanos. "Uma Família Ilustre" estreou no Curta! em junho e em outubro ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2016 na categoria Melhor Curta-metragem Documentário. Depois, é a vez de “Memória”. Dirigido por Roberto Henkin, o curta-metragem roteirizado em parceria com Jorge Furtado, apresenta um ano decisivo para o Brasil quando acontece a primeira eleição presidencial direta em três décadas. Encerrando a faixa especial, “Ameaçados”, de Julia Mariano, mostra pequenos agricultores do sul e sudeste do Pará, que lutam por um pedaço de terra para plantar e viver.
 
No novo inédito da segunda temporada da série “Incertezas Críticas”, na Quinta do Pensamento, 6, às 22h30, o crítico, historiador da arte e professor na Universidade de Princeton, Hal Foster, discute a arte contemporânea, sua relação entre arte e conhecimento e comenta as características da arte na sociedade do espetáculo.
 
Já na Sexta da Sociedade, 7, às 23h30, é a vez do último dos três episódios do documentário “O dia que durou 21 anos”, produção sobre a instauração dos sombrios anos da ditadura militar no Brasil. Em clima de suspense e ação, a produção apresenta os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no Golpe Militar de 1964, que instaurou a ditadura no Brasil e durou até 1985. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas também fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político. 
 
SEGUNDA DA MÚSICA
O Mistério do Samba (Documentário)
Com direção de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, "O Mistério do Samba" retrata o cotidiano e as histórias da Velha Guarda da Portela e a pesquisa que a cantora Marisa Monte realizou recuperando composições dos anos 40 e 50 ainda não gravadas. A poesia, a musicalidade e a intimidade desses senhores e senhoras são desvendadas por meio do cotidiano simples de um pequeno bairro da Zona Norte do Rio, Oswaldo Cruz. O documentário conta com as participações especiais de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho. 
 
 
Diretores: Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda  
Duração: 88 min
Exibição: 03 de julho, segunda-feira, às 22h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 04 de julho, terça-feira, às 2h30 e às 16h30;
Dia 05 de julho, quarta-feira, às 10h30;
Dia 08 de julho, sábado, 11h30.

 
TERÇA DAS ARTES
Domingos (Documentário)
O cotidiano de Domingos de Oliveira, um dos mais importantes diretores de cinema e teatro no cenário brasileiro na segunda metade do século XX. 
 
 
Diretora: Maria Ribeiro 
Duração: 71 min
Estreia: 04 de julho, terça-feira, às 22h.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 05 de julho, quarta-feira, às 2h e às 16h;
Dia 06 de julho, quinta-feira, 10h;
Dia 08 de julho, sábado, 22h30;

Designers do Brasil – Série
A série Designers do Brasil é composta por dez documentários de 26 minutos, cada um dedicado a um designer brasileiro. A série tem produção da Loma Filmes e coprodução com o Pacto Audiovisual, direção de DJ Dolores e a direção de conteúdo de Adélia Borges. Realizada para o canal Curta!, tem como objetivo mostrar a multidisciplinaridade do design por meio de profissionais que estejam em atuação e se destaquem nas várias áreas da atividade. São eles: Antonio Bernardo, Fred Gelli, Guto Indio da Costa, Guto Requena, Heloisa Crocco, Jacqueline Terpins, Ovo (Gerson de Oliveira e Luciana Martins), Renato Imbroisi, Rico Lins e Ronaldo Fraga.
 
Episódio inédito – Fred Gelli
Fred Gelli (Petrópolis, RJ, 1966) foi considerado em 2014 pela Fast Company Magazine como uma das 100 pessoas mais criativas do mundo e sua empresa, a Tátil Design de Ideias, entre as 10 mais inovadoras da América do Sul. No mesmo ano, a Revista Época o nomeou um dos 50 brasileiros mais influentes do país. Fred utiliza design e branding com o objetivo de criar conexões sustentáveis entre pessoas e marcas. É grande conhecedor da biomimética, conceito que prega mirarmos nos exemplos da natureza para criar objetos e que ele tem levado para corporações multinacionais. Entre outros trabalhos, criou as marcas das Olimpíadas e das Paralimpíadas do Rio de Janeiro e é um dos diretores criativos da cerimônia de abertura das Paralimpíadas. 
 
 
Diretores: Dj Dolores e Ronaldo Fraga 
Duração: 26 min
Estreia: 04 de julho, terça-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 05 de julho, quarta-feira, às 3h30 e às 17h30 ;
Dia 06 de julho, quinta-feira, 11h30;
Dia 08 de julho, sábado, 21h;


 
 
QUARTA DE CINEMA
Faixa “A Vida é Curta!” apresenta três produções que provocam um nó na garganta
Nesta semana, o canal apresenta três curtas com enredos fortes. São eles: “Uma Família Ilustre”, “Memória”, e “Ameaçados”. O documentário de Beth Formaggini, “Uma Família Ilustre” resgata momentos dos anos de chumbo ao filmar uma conversa com Cláudio Guerra, ex-delegado da Polícia Civil e atual pastor evangélico, que é confrontado com fotos de pessoas que se opunham ao regime militar que foram mortos e incinerados por ele. Em seguida, o curta “Memória”, dirigido por Roberto Henkin e roteirizado em parceira com Jorge Furtado, apresenta um ano decisivo para o Brasil, pois acontecerá a primeira eleição presidencial direta em três décadas. Para finalizar, será exibido “Ameaçados”, de Julia Mariano, que mostra a batalha de pequenos agricultores do sul e sudeste do Pará, que lutam por um pedaço de terra para plantar e viver.
 
 
Exibição: 05 de julho, quarta-feira, às 20h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 06 de julho, quinta-feira, às 00h e às 14h;
Dia 07 de junho, sexta-feira, às 8h;
Dia 08 de julho, sábado, às 14h.


 
 
Luz e Sombras – César Charlone (Série)
César Charlone é um fotógrafo e cineasta uruguaio radicado no Brasil. Começou sua carreira filmando comerciais e documentários no Brasil e na Suécia. Trabalhou como fotógrafo nos filmes Palace II, Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel e Ensaio Sobre a Cegueira de Fernando Meirelles. 
 
 
Diretores: Betse de Paula e Jacques Cheuiche 
Duração: 52 min
Exibição: 05 de julho, quarta-feira, às 23h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 06 de julho, quinta-feira, às 3h e às 17h;
Dia 07 de julho, sexta-feira, às 11h;
Dia 08 de julho, sábado, às 21h30.


 
QUINTA DO PENSAMENTO
Incertezas Criticas II (Série)
Incertezas Críticas é uma série documental de televisão com intelectuais de renome internacional. O objetivo é apresentar questões contemporâneas relevantes sobre arte, política, literatura, economia, relações internacionais, sociedade e história e permitir ao espectador entrar em contato com o trabalho dos principais pensadores da atualidade. São pequenos documentários de 26 minutos com um personagem principal e uma abordagem das questões fundamentais que ele tematiza em sua obra. Nesta segunda temporada, os entrevistados são Jacques Rancière, Christian Boltanski, Axel Honneth, Andreas Huyssen, Antoine Compagnon, Elisabeth Roudinesco, Georges Didi-Huberman, Hal Foster, Jean-Luc Nancy, Jonathan Crary, Luc Ferry, Tzvetan Todorov e Umberto Galimberti.
 
 
Episódio inédito – Hal Foster
O crítico e historiador da arte Hal Foster é professor na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Autor de diversos livros, ele nos recebeu em sua casa para falar de arte contemporânea, da relação entre arte e conhecimento e das características da arte na sociedade do espetáculo. 
 
 
Diretor: Daniel Augusto
Duração: 26 min
Estreia: 06 de julho, quinta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 07 de junho, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 08 de julho, sábado, às 20h30;
Dia 09 de julho, domingo, às 8h30;
 
 
SEXTA DA SOCIEDADE
O dia que durou 21 anos (Série)
O Dia que Durou 21 Anos é um documentário brasileiro, dirigido por Camilo Galli Tavares (Cidade do México, 1971), sobre a participação do governo dos Estados Unidos na preparação, desde 1962, do golpe de estado de 1964, no Brasil. O filme tem como ponto de partida a crise provocada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961, e prossegue até o ano de 1969, com o sequestro do então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, por grupos armados. Em troca de sua libertação, 15 presos políticos são soltos e posteriormente banidos do país. Um deles, o jornalista Flávio Tavares, 27 meses depois de se radicar na Cidade do México, seria pai de Camilo, o cineasta cujo nome é uma homenagem ao padre católico e guerrilheiro colombiano Camilo Torres, morto em 1966.
 
 
Episódio inédito – 3
Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político. 
 
 
Diretor: Camilo Galli Tavares 
Duração: 26 min
Exibição: 07 de julho, sexta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 08 de julho, sábado, às 3h30 e às 19h;
Dia 10 de julho, segunda-feira, 17h30;
Dia 11 de julho, terça-feira, 11h30.

 
 
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV, na GVT e Vivo como canal opcional à la Carte, 132 e 664, respectivamente. Siga as redes do canal nos endereços: www.facebook.com/CanalCurta, twitter.com/CanalCurta e www.youtube.com/user/canalcurta.
Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.
Para mais informações entre em contato No Rio: Cíntia Brand:: cintia.brand@agenciafebre.com.br 21 2555-8921
Katia Carneiro:: katia.carneiro@agenciafebre.com.br 21 2555-8918
Ou curta@agenciafebre.com.br 21 2555-8900

O olhar de Maria Ribeiro sobre o diretor Domingos de Oliveira chega à tela do Curta Reviewed by DestakNews Brasil on 10:43 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.