AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Mais Minas No Memorial promove seresta em São João del-Rei

24/06/2017
Dizer que a música vai tomar conta de qualquer espaço em São João del-Rei é quase redundância. Afinal, na Cidade Onde Os Sinos Falam, notas musicais brotam até mesmo entre as pedras no calçamento do Centro Histórico. E é nesse espaço, mais especificamente nos arredores do Memorial Tancredo Neves, que acontecerá Uma Noite Musical.


Uma Noite Musical contará com três corais se apresentando gratuitamente no entorno do Memorial Tancredo Neves – Foto: Arquivo Gazeta

O evento corresponde à quinta realização do projeto Mais Minas no Memorial (promovido pela Fundação Presidente Tancredo Neves com apoio do SESI/Minas) e será baseado em uma verdadeira seresta ao luar.
Para isso, contará com corais do Conservatório Estadual de Música (Projeto de Extensão Da Boca Pra Fora), da AABB e da Unimed mostrando todo seu talento na noite de hoje, 24, a partir de 19h, na Rua Padre José Maria Xavier.

Espetáculo

A apresentação será dividida em duas partes: na primeira, cada um dos corais convidados apresentará canções de seus repertórios. Já na segunda, todos eles se juntam em um grupo com cerca de 80 vozes mostrando todo seu talento em canções de nomes como Dolores Duran, Pixinguinha, Tom Jobim, Milton Nascimento e Djavan.

Se engana, porém, quem acredita que a roupagem democrática ficará apenas para a lista de sucessos que serão apresentados. “Haverá grande interação com o público, que será convidado a cantar conosco obras fantásticas como Carinhoso, Rosas Não Falam e A Noite Do Meu Bem. O objetivo é chegar ao coração dos ouvintes e fazê-los se emocionar com lembranças das serestas são-joanenses. Quase todo mundo tem uma para contar”, diz o maestro Carlos Eduardo Assis, que rege os três corais participantes e coordenará o espetáculo do Mais Minas no Memorial.
A produtora cultural voluntária do projeto, Vivianne Melo, concorda. “Essa é exatamente uma das identidades culturais de São João del-Rei. E nos honramos em contribuir para que a tradição não se perca no tempo.
O inverno e o cenário histórico, na esquina do Memorial, aliás, formam um belo ambiente para recebemos dezenas de cantores, talentos da cidade e da região, bem como apaixonados boa música”, acrescenta.

Retrospecto

O projeto teve início em fevereiro deste ano, com uma oficina sobre Carnaval e Roda de Samba envolvendo o cavaquinista João Miguel de Almeida Oliveira, a compositora Jussara Marcelino de Paula e convidados. Em março, a ação foi voltada à História da Arte Moderna, coordenada pelo artista plástico Mauro Marques Kersul. No mês seguinte, em plena Semana Santa, o historiador e restaurador Carlos Magno ministrou uma

Oficina de Tapetes de Rua. Já em maio foi a vez do diretor artístico do Teatro da Pedra em São João del-Rei, Juliano Pereira, coordenar o Sarau da Inconfidência.
O objetivo da série de atividades gratuitas é valorizar talentos da cultura local enquanto resgata fatores históricos e levanta, ainda, a bandeira da cidadania e da identidade comunitária.

Da Gazeta de São João del-Rei
Mais Minas No Memorial promove seresta em São João del-Rei Reviewed by DestakNews Brasil on 11:47 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.