AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Estado Islâmico reivindica autoria de atentado terrorista em Londres

04/06/2017

Ataques com van e facas deixaram ao menos sete mortos e 48 feridos; primeira-ministra britânica endureceu o tom em discurso neste domingo

Estadão Conteúdo

LONDRES - O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindicou neste domingo, 4, a autoria do atentado da noite de sábado 3 em Londres. Segundo o SITE Intelligence, que monitora a atividade extremista na internet, o grupo terrorista assumiu a autoria por meio de um site de propaganda que possui. O atentado deixou sete mortos e 48 feridos. 

Entre os 36 feridos hospitalizados, 21 estão em estado grave, segundo informações oficiais britânicas. A primeira-ministra Theresa May fez neste domingo uma visita ao hospital King’s College, em Londres, onde estão alguns dos feridos. Pela manhã, Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, disse que havia um canadense entre os sete mortos pelos ataques. 
Durante esta manhã, buscas e operações foram realizadas. O Comando Antiterrorismo da Polícia Metropolitana confirmou a prisão de 12 pessoas em Barking, subúrbio na zona leste de Londres, que supostamente estariam ligadas ao ataque. 
Por volta das 22h (18h no horário de Brasília) do sábado, a Ponte de Londres foi fechada após testemunhas relatarem que uma van branca em alta velocidade subiu na calçada e atropelou ao menos seis pessoas. Minutos depois, surgiram informações sobre pessoas esfaqueadas num restaurante no Mercado de Borough, famoso centro comercial de Londres.
Esse é o terceiro ataque no Reino Unido em menos de três meses. Em 22 de março, um homem atropelou dezenas de pessoas na ponte de Westminster e, na sequência, matou a facadas um policial que estava em serviço em frente ao Parlamento. O ataque deixou cinco pessoas mortas. Já no dia 22 de maio, um atentado suicida ao fim de um show de Ariana Grande em Manchester deixou 22 mortos. Posteriormente, o Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque. 

Extremismo.

 A primeira-ministra britânica afirmou neste domingo, 4, que é necessário acabar com a ideologia do extremismo islâmico, que tem servido de inspiração para "ataques cruéis" como o ocorrido na noite do sábado e manteve as eleições desta quinta-feira. "É hora de dizer que isso chegou ao limite. Todos devem viver suas vidas como normalmente fariam. Nossa sociedade deve continuar a funcionar de acordo com os nossos valores. Mas quando nos referimos à luta contra o extremismo e o terrorismo, as coisas precisam mudar", afirmou a premiê, em discurso na manhã deste domingo em Downing Street, após uma reunião extraordinária do comitê de segurança.
Os ataques de sábado podem ter influência no cenário político e, a quatro dias da eleição, as pesquisas de opinião mostraram que o partido Trabalhista, do opositor Jeremy Corbyn, está alcançando rapidamente o partido Conservador, colocando em dúvida a aposta de May de que uma eleição rápida ampliaria sua maioria no Parlamento.
Corbyn concordou com a primeira-ministra sobre a realização das eleições e disse que a votação deve ocorrer sem atrasos para mostrar que a democracia não será suspensa pelos ataques. "Nós devemos resistir à islamofobia e à divisão e sairmos dia 8 de junho unidos em nossa determinação de mostrar que nossa democracia é forte", disse Corbyn, em um discurso em Carlisle, norte da Inglaterra.  

EFE e REUTERS

 

Estado Islâmico reivindica autoria de atentado terrorista em Londres Reviewed by DestakNews Brasil on 20:04 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.