O cadastramento escolar para ensino fundamental na redes municipal e estadual de Belo Horizonte termina nesta sexta-feira (23) para alunos que cursarão a rede pública em 2018. As inscrições serão feitas somente pela internet. 
O formulário eletrônico será disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação no portal www.educacao.mg.gov.br. A divulgação do resultado também será realizada pelo Cadeweb, que emitirá no ato do cadastro um número de protocolo para permitir a consulta. 
Esta é a primeira vez que a prefeitura utiliza a web para realizar o cadastramento escolar. Segundo a administração municipal, a nova ferramenta vai proporcionar mais transparência e agilidade ao processo, em que o aluno será direcionado a uma escola por meio de georreferenciamento. Se os pais ou responsáveis não tiverem acesso à internet, poderão utilizar os computadores de uma das nove Gerências Regionais de Educação ou das escolas que permaneçam abertas nos fins de semana.
O resultado vai ser divulgado no site da Prefeitura a partir de 1º de dezembro. As matrículas deverão ser feitas de 11 a 15 de dezembro deste ano nas respectivas escolas.


 

Quem deve ser cadastrado para o Ensino Fundamental

Crianças com seis anos de idade já completados ou que irão completar seis anos de idade até o dia 30 de junho de 2018. 
Crianças matriculadas em creches parceiras da Prefeitura.
Estudantes vindos de outros municípios.
Estudantes transferidos de escolas particulares.
Candidatos à Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para os menores de 18 anos, a inscrição deve ser feita pela mãe, pelo pai ou por um responsável maior de 18 anos.
Crianças da educação infantil que já estiverem matriculadas em escolas municipais e em Umeis da Prefeitura de Belo Horizonte não precisam fazer o cadastramento, pois serão inscritas automaticamente.

Documentos 

Cópia e original da conta de luz da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado na inscrição;
CPF do responsável;
Cópia e original da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade do aluno;
Comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios; retorno aos estudos; ou cursos da EJA.