AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

PF prende estrangeiros que enviavam drogas em granito de Minas para Europa

05/05/2017
A Polícia Federal deflagrou nessa sexta-feira (5), a operação Cullinan, com o objetivo de combater organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína para a Europa. 
 (Fotos Divulgação/Polícia Federal)

Iniciada em fevereiro de 2016, a investigação identificou um grupo de estrangeiros que se estabeleceu em Belo Horizonte e Nova Lima/MG, alugando imóveis e constituindo empresa fictícia, para promover a exportação de blocos de granito para a Europa. Neles, os criminosos ocultavam a droga. Ainda em 2016, foram registradas as movimentações do grupo, a montagem da estrutura logística para a exportação da droga, bem como os encontros com compradores e fornecedores. Em novembro daquele ano, foi identificada uma exportação feita pela organização criminosa pelos portos de Vitória/ES e do Rio de Janeiro/RJ: sete blocos de granito, acondicionados em contêineres, cujo destino final era a Espanha, com entreposto na Antuérpia, Bélgica. Com o apoio da Polícia e da Aduana belgas, a carga foi vistoriada e foram apreendidos, no porto de Antuérpia, mais de 1 tonelada de cocaína, que estava oculta em dois dos blocos de granito exportados. Paralelamente, foi apurado que a ORCRIM havia transferido seus equipamentos e estrutura logística para a região metropolitana de Vitória/ES, deixando-os em um galpão alugado. Ato contínuo, todos os investigados deixaram o território nacional. 
 Treze foram indiciados em esquema de tráfico internacional que enviava cocaína para a Europa em blocos de granito. (Foto: Divulgação/Polícia Federal) 

No decorrer das investigações, várias diligências foram executadas. Foi solicitado à Polícia Nacional da Colômbia (PNC) que, em procedimento de colaboração internacional, prestasse auxílio, localizando e prendendo os investigados que se encontrassem naquele país para posterior extradição ao Brasil. Após a inclusão do nome dos investigados nas difusões vermelhas de procurados internacionais pela INTERPOL, a Polícia Federal, simultaneamente com a Polícia Nacional da Colômbia, deflagrou a Operação Cullinan. 

Em 28/4/2017, foi preso preventivamente em São Paulo/SP pela Polícia Federal o único dos investigados que se encontrava no Brasil. Em sua residência, foram apreendidos documentos, smartphones e mídias eletrônicas, um veículo automotor, além de 60 mil dólares americanos e 34 mil reais em espécie. O preso foi conduzido para Belo Horizonte/MG, onde permanece recolhido em estabelecimento penal à disposição da Justiça Federal. No mesmo dia, na Colômbia, a Polícia Nacional da Colômbia prendeu preventivamente três investigados que foram localizados naquele país. A PF solicitou à Justiça Federal que se formalize à República da Colômbia o pedido de extradição dos presos para o Brasil. 

 Cocaína escondida em blocos de granito para exportação, segundo a Polícia Federal em Belo Horizonte, que deflagrou operação. (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
 
Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 30 anos de reclusão. 

Cullinan foi o nome dado ao maior diamante já encontrado, tendo sido associado às grandes somas de dinheiro que os investigados tencionavam auferir com o tráfico ilícito que praticavam. 


Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais
PF prende estrangeiros que enviavam drogas em granito de Minas para Europa Reviewed by DestakNews Brasil on 14:06 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.