AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Petistas avaliam que Lula se saiu bem diante de Moro, mas não descartam condenação

11/05/2017

Dirigentes do partido veem como positivo a viralização dos vídeos nas redes sociais

O Globo


Em ato após depoimento, Lula criticou imprensa e o judiciário - Heuler Andre / AFP
CURITIBA - Parte dos dirigentes petistas avaliam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se saiu bem no depoimento de quarta-feira ao juiz Sergio Moro, porém, entendem que isso não deverá ser suficiente para que ele seja absolvido pelo magistrado.
— O depoimento nos deu elementos para absolver o Lula nas praças e nas ruas — disse o vice-presidente da legenda, Jorge Coelho.


Questionado se existe risco do ex-presidente ser impedido de disputar a eleição presidencial do ano que vem, o dirigente petista respondeu:
— Para quem fez o impeachment e deu essa pernada, dar outro golpe é pouco. A política está nas mãos do Judiciário.
O secretário de organização da legenda, Florisvaldo Souza, também acredita que o ex-presidente tem poucas chances de ser inocentado.
— Não existe um processo contra o Lula, existe uma disputa política e uma perseguição.
Florisvaldo avalia que Lula foi bem no depoimento porque teve "firmeza e não deixou de explicar nada".
Outros petistas que estiveram ao lado do ex-presidente ontem, analisam que, pela primeira vez, ele teve a chance de apresentar sua versão e mostrar sua cara para rebater as denúncias do Ministério Público.
O senador Jorge Viana (PT-AC) pontua que Lula é um bom comunicador, e que os vídeos dele se defendendo estão "viralizando" na internet. “Foi feito um pouco de justiça”, avalia. Já o presidente do PT, Rui Falcão, ressalta o volume de apoiadores que foram até Curitiba manifestar solidariedade ao petista, que é réu em cinco ações.
— Foi bom. Foi muita gente ouvi-lo na porta do tribunal. Ele estava muito tranquilo — avaliou Falcão.
— Lula fez um acerto de contas. Foi muito eficiente em externar seu ponto de vista sobre tudo o que está acontecendo com ele. Vai haver repercussão muito positiva junto à população. É justo que as pessoas ouçam a versão dele, isso pode mudar a percepção que têm — afirmou Viana, comemorando o fato de ter compartilhado um vídeo de Lula depondo, visualizado, segundo ele, por mais de um milhão de internautas.
Aliados pontuam que Lula pôde se contrapor à acusações de forma respeitosa, mas sem deixar de manifestar sua indignação com o que chamam de “caçada” que vem sofrendo. Nos minutos finais de sua fala de cinco horas, Lula fez uma espécie de discurso, no qual criticou a condução das investigações por parte do Ministério Público e da Justiça Federal.
— Antes era um massacre: uma série de acusações e Lula se defendendo só por meio de notas. Uma coisa desproporcional para quem está lá no Nordeste ou no Norte ouvindo tudo isso. Agora tem a voz e a cara do Lula rebatendo tudo — diz Viana.
Lula deixou Curitiba ainda na noite de quarta-feira, após um discurso a militantes no centro da cidade.
TRÍPLEX SEM EXPLICAÇÃO
Durante seu depoimento, Lula não conseguiu explicar a revelação do tríplex feita pelo GLOBO em 2010, na qual a OAS reservou para o petista e a mulher, Marisa Letícia, o apartamento 164-A do Edifício Solaris, no Guarujá, no litoral de São Paulo.
O apartamento passou por reformas que incluíram a instalação de um elevador privativo e uma área gourmet, também paga pela empreiteira. Outros imóveis do mesmo prédio não receberam as mesmas intervenções. Entre 2005 e 2009, o ex-presidente pagou R$ 188,2 mil por cota que dava direito a um apartamento simples no edifício.
A Lava-Jato suspeita que Lula usaria o crédito que tinha no Solaris para obter o tríplex reformado, sem ter que pagar valor a mais pelas melhorias. Lula desistiu de ficar com o apartamento após a revelação pelo GLOBO dos detalhes das intervenções da OAS. A construtora, segundo diz agora a Lava-Jato, gastou R$ 1,1 milhão em benfeitorias no imóvel. Lula e Marisa visitaram a reforma do tríplex, quando foram flagrados em fotografias avaliando o local. Vizinhos também afirmam que Marisa chegou a pegar as chaves do imóvel.

Petistas avaliam que Lula se saiu bem diante de Moro, mas não descartam condenação Reviewed by DestakNews Brasil on 15:22 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.