AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Caminhão desrespeita placas e derruba ponte centenária em Turvolândia

05/05/2017

Tombada como patrimônio histórico, a ponte construída em 1911 está em estrada que liga o município à cidade vizinha de São Gonçalo do Sapucaí; moradores terão que percorrer 20 km a mais com o desvio

O Tempo

O desrespeito à sinalização que proibia a passagem de caminhões e ônibus em uma ponte construída em 1911 em Turvolândia, no Sul de Minas Gerais, levou ao desabamento da estrutura na tarde desta quinta-feira (4). A passagem fica sobre o rio Carandaí e faz parte da estrada que liga o município à São Gonçalo do Sapucaí, sendo que, com o dano, os quase 5 mil moradores deverão usar um desvio que aumentará o percurso em aproximadamente 20 km para chegar até a cidade vizinha.
De acordo com a Polícia Militar (PM), era por volta de 14h30 quando o motorista do caminhão carregado com 15 toneladas de milho resolveu tentar atravessar a ponte, que é de madeira mas conta com estruturas de metal e cabos de aço. O condutor não ficou ferido no acidente e, até a manhã desta sexta-feira (5), o veículo de carga continuava pendurado no local. A Defesa Civil de Pouso Alegre compareceu ao local e já liberou a retirada do veículo, que será tirado por um guincho pago pelo dono do caminhão.
O prefeito da cidade, Elivélton Carvalho (PDT), conta que o caminho era bastante utilizado pelos moradores, por ser também a forma mais rápida de se chegar à rodovia Fernão Dias, a BR-381. "A ponte é centenária, uma das poucas sustentadas por cabos, e inclusive é tombada pelo patrimônio histórico. Ela tem uma capacidade de 24 toneladas, mas caminhoneiros começaram a exagerar e tivemos que aumentar as manutenções, até que colocamos placas proibindo veículos pesados", explicou.

FOTO: PREFEITURA DE TURVOLÂNDIA / DIVULGAÇÃO     
 
 
Veículo ficou pendurado na ponte, que foi construída em 1911  
Por se tratar de uma estrada municipal, a Prefeitura de Turvolândia ainda não sabe como arcará com o conserto da ponte. "Fizemos um boletim de ocorrência e vamos deixar por conta do Ministério Público sobre quem arcará com tudo. Temos um orçamento em mãos de 2010, para fazer uma restauração na estrutura, e o valor era de R$ 350 mil. Como ela foi muito danificada, o valor deve ficar um pouco maior", disse o chefe do executivo.
Ponte não era restaurada há 32 anos
Ainda segundo o prefeito Elivélton Carvalho, a última restauração feita na ponte centenária aconteceu em 1985. "Em março de 2016 encaminhamos um ofício à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) requisitando ajuda para fazer a reforma na ponte. Mesmo que o Estado não pudesse entrar com verba, poderia disponibilizar profissionais. Mas até hoje não conseguimos nada", reclama.
A reportagem de O TEMPO entrou em contato com a assessoria de imprensa da Setop, que informou por meio de nota que, "devido à indisponibilidade de recursos financeiros do Estado", não foi possível atender ao pedido de ajuda feito pela Prefeitura de Turvolândia para a manutenção da ponte. "A solicitação foi feita em abril de 2016 e a resposta encaminhada em maio do mesmo ano", concluiu a pasta.
 

Caminhão desrespeita placas e derruba ponte centenária em Turvolândia Reviewed by DestakNews Brasil on 18:56 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.