AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Temporada de cruzeiros marítimos em Santos chega ao final

08/04/2017

Com uma redução de 40% no número de embarques e desembarques, Município quer receber mais navios em trânsito, nos próximos anos

A Tribuna

Até sexta, 212 mil passageiros embarcaram
em Santos (Foto: Vanessa Rodrigues)

A temporada de cruzeiros marítimos em Santos chega ao fim, nesta semana, com uma redução de 40% no número de embarques e desembarques. A Secretaria Municipal de Turismo quer que, nos próximos anos, a Cidade receba mais navios em trânsito. 
Até a noite de sexta-feira (7), foram embarcados 212 mil passageiros no Terminal Giusfredo Santini, segundo o Concais – administrador do complexo. 
O principal motivo para a diminuição é a quantidade de navios que atracaram por aqui. Na temporada passada, Santos recebeu dez embarcações. Agora, foram apenas sete. A oferta de leitos também diminuiu, de 554 mil para 393 mil, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas Marítimas (Abremar).
Apesar da redução, o presidente da entidade acha que a temporada foi positiva. “Os navios saíram todos cheios. Houve redução na oferta, mas o que tinha foi vendido”, avalia o presidente, Marco Ferraz.
O secretário de Turismo de Santos, Rafael Leal, comemora o aumento na quantidade de navios em trânsito. “É o que interessa. É esse turista que passa seis, sete horas na Cidade, gasta no comércio e consome em restaurantes”, explica.
Embora o número de pessoas com esse perfil tenha aumentado 7% nas duas últimas temporadas em relação à anterior, Leal declara que é preciso um trabalho “político” para que Santos seja escolhida mais como local de trânsito e menos como ponto de embarque e desembarque.
A consequência disso foi o aumento na visitação dos principais pontos turísticos de Santos. No Museu Pelé, o incremento foi de 45%, revela a Secretaria de Turismo. Bonde, Aquário e Orquidário, que são atrações consolidadas, tiveram aumento mais modesto.
O Museu do Café, embora não faça a comparação para o mesmo período, também registrou aumento. De dezembro de 2016 até agora, foram 122 mil visitantes. Entre dezembro de 2015 e março do ano passado, 110 mil pessoas passaram pelo local. 
Próxima temporada
Sete transatlânticos (número igual ao desta temporada) já estão confirmados para 2017/2018, revela o presidente da Abremar. Serão quatro embarcações da MSC, duas da Costa e uma da Pullmantur. 
Ferraz acredita, no entanto, em aumento na oferta de leitos por causa de um transatlântico que dará mais atenção ao Brasil. 
“Esta semana, inauguramos um novo destino. Balneário Camboriú (SC) recebeu um navio pela primeira vez. Dos 4,4 mil passageiros, 3,9 mi desceram para visitar a cidade. Estamos trabalhando para outros novos destinos”, destaca.

 

Temporada de cruzeiros marítimos em Santos chega ao final Reviewed by DestakNews Brasil on 14:20 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.