AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Idoso passa mal e fica à espera de ambulância por três horas em Santos/SP

09/04/2017

Ao ser acionado por pedestres que passavam pelo local, Samu informou não ter ambulância disponível para o resgate 

A Tribuna

Pedestres  ficaram ao lado do idoso a espera do
 do Samu (Foto: Lethicia Gabriela/ A Tribuna)

Um enorme descaso foi presenciado na tarde deste sábado (8), por pessoas que passavam pela Rua General Câmara, no Centro de Santos. Um idoso de 83 anos ficou à espera de uma ambulância durante três horas após passar mal e desmaiar na calçada. Porfilio Tomás da Silva, que sofre de labirintite e é cego de um dos olhos, foi socorrido por pedestres que estavam próximos ao local.

Segundo a auxiliar de limpeza Irene Ferreira da Silva, de 62 anos, as pessoas chegaram a ligar pedindo o resgate, que não chegou. "Estamos aqui com ele há 3 horas e o idoso está caído, já ligamos para os Bombeiros, Santa Casa, Samu, Policia. Tentamos de tudo. O Samu nos disse que tinha outras prioridades".

A cabeleireira Eliete de Souza, de 39 anos, que atualmente mora em Londres, conta que viu a situação do homem. Ela explica que situações como essa fazem com que ela não queira mais voltar para o Brasil. "Quando vejo uma situação dessas, penso que não quero nunca mais voltar para o Brasil. Um idoso no chão passando mal e ninguém aparece. É o fim dos tempos".
Idoso sofre de labirintite e não enxerga de um olho (Foto: Lethícia Gabriela)
Outro pedestre que passava pelo local, o comerciário Marco Aurélio das Chagas, de 49 anos, conta que estava saindo do trabalho no momento em que viu o idoso na calçada caído. Ele explica que chegou a ligar para a filha do idoso, mas ela ainda não havia conseguido chegar ao local.

"Essa demora é um descaso. Não sabíamos o que fazer para ajudar, quando vimos ele no chão. Queremos levá-lo para casa, mas assumir essa responsabilidade é muito sério. O Samu que deveria vir".

A Reportagem permaneceu no local até as 13h37 e o idoso continuava à espera de resgate. Pedestres que o socorreram afirmaram que, devido à demora, eles mesmos levaram o idoso de ônibus para Cubatão, onde ele reside, e o deixaram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Casqueiro.

A equipe de A Tribuna também entrou em contato com o Samu, por telefone, e foi informada de que no momento do chamado não havia nenhuma ambulância disponível para o resgate. A Reportagem aguarda um posicionamento da Secretaria de Saúde. 
Resposta
A Secretaria de Saúde de Santos informou que foi relatado que o idoso estava com vertigem e mal estar, avaliado, portanto, como prioridade baixa. No momento do chamado as outras ambulâncias estavam atendendo casos de prioridade mais alta, consideradas de urgência e emergência.
O Samu informou ainda que o chamado não foi confirmado via telefone e mesmo assim a ambulância foi no local, mas o idoso não foi encontrado.

 

Idoso passa mal e fica à espera de ambulância por três horas em Santos/SP Reviewed by DestakNews Brasil on 19:56 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.