AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Samuel Praxedes aluno de jornalismo da PUC Minas faz intercâmbio em Portugal para se especializar em cobertura esportiva internacional

28/03/2017


Desde Janeiro na cidade de Braga, o jovem Samuel Praxedes, 22, aluno de Comunicação Social (Jornalismo) na PUC-Minas, está fazendo intercâmbio na Universidade do Minho, uma das instituições mais respeitadas de Portugal.
 (Foto Arquivo Pessoal)
 
Filho da historiadora oliveirense Vanda Lúcia Praxedes, neto de Geraldo Praxedes e sobrinho do repórter Marcelo Praxedes, Samuel optou por fazer o intercâmbio para aprimorar seus conhecimentos, pois pretende se especializar na área esportiva: “Ano passado estava trabalhando para UOL,fazendo a cobertura em tempo real dos jogos, quando surgiu a oportunidade para estudar um semestre na Universidade do Minho, achei interessante poder, inclusive comparar esse tipo de cobertura (esportiva) entre esses dois países”.

Durante esse período, o jovem enfrenta vários desafios, como adaptação e as diferenças culturais: “Apesar da nossa colonização portuguesa, é perceptível que temos outras influências fortes, como a Africana e indígena, enquanto somos um povo receptivo e caloroso, os portugueses nem tanto. Aparentemente não são grandes fãs de brasileiros em geral, apesar de consumirem muito da nossa cultura”.

O estudante nos disse o porquê do intercâmbio: “Estudar fora é um grande passo na minha formação, se não sou o primeiro, sou um dos primeiros da minha família que tem a chance de estudar fora do país, me sinto orgulhoso por isso e pretendo servir de inspiração e motivação para os demais. Meu avô, Geraldo Praxedes, sempre incentivou minha mãe a estudar, a enfrentar os desafios e não perder nenhuma boa oportunidade de aprender e ela chegou longe, pretendo seguir os passos dela e fazer o mesmo. Como nada é perfeito, ele (Geraldo Praxedes) não pode me ver estudando aqui, mas ainda o tenho como inspiração” 
Por fim, Samuel Praxedes nos fala sobre a diferenciação nos jornalismos esportivos de cada país: “Nós Brasileiros somos mais apaixonados que eles e isso se reflete na cobertura jornalística de maneira geral. Nos principais canais daqui, tanto da televisão aberta, quanto da fechada, podemos perceber a diferença na cobertura do campeonato português, a Champions League e os demais clássicos europeus. No Brasil é possível acompanhar um leque maior de campeonatos. Nossos pré e pós jogos parecem ser mais elaborados, então de maneira geral, apesar deles terem mais tecnologia, por assim dizer, estamos na frente na cobertura de maneira geral, talvez por causa da nossa paixão pelo futebol”.

Com Informações de Marcelo Praxedes
Samuel Praxedes aluno de jornalismo da PUC Minas faz intercâmbio em Portugal para se especializar em cobertura esportiva internacional Reviewed by DestakNews Brasil on 12:06 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.