AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Produtos prestes a vencer são vendidos com até 90% de desconto em BH

07/02/2017

Comércio na capital mineira se especializa neste tipo de venda, que atrai pessoas de todas as classes econômicas que buscam economia

O Tempo

Comércio vende produtos perto da validade com desconto
 

Procon diz que prática é legal, mas consumidor deve ficar atento

Um comércio no centro de Belo Horizonte oferece até 90% de descontos em produtos. O detalhe: eles estão próximos da data de vencimento. A prática atrai clientes que buscam economizar com itens de consumo rápido. De acordo com Procon, a prática é legal, mas consumidor deve ficar alerta.
Proprietário do Esquinão da Economia (rua Santa Catarina, 27, Centro), o comerciante Daniel Pertence, 33, diz que a ideia de criar um estabelecimento especializado na venda de produtos prestes a vencer é uma forma de evitar o descarte excessivo que ocorre na indústria. “Esses produtos eram desovados ou trocados. A ideia de buscar esses produtos é justamente evitar esse desperdício”, conta.
Dentro do estabelecimento, o consumidor encontra produtos não perecíveis e de limpeza com descontos que variam de 20% a 90% de desconto, informa Pertence. O proprietário conta que os itens vendidos no Esquinão da Economia são adquiridos com fornecedores de forma legal, incluindo nota fiscal. “A gente fecha um contrato e a empresa direciona os produtos que ela tiver para a gente”. Segundo ele, a medida é econômica também para os fornecedores, que não precisarão arcar com as despesas de descarte.
Instalado há onze anos no centro de Belo Horizonte, Pertence diz que o estabelecimento que gerencia com o irmão não é o único da cidade especializado neste tipo de comércio e que a procura pelos descontos é alta, independente da classe econômica do cliente. “Já vimos gente de BMW na nossa porta até pessoa que usa ônibus. A pessoa busca e quer é economia”, conta.
Procon. Apesar do produto ainda estar na validade e, portanto, a venda ser legal, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) alerta que consumidor deve ficar atento. “Pelos direitos que são garantidos do consumidor, ele tem direitos a uma informação que aquele produto está com o prazo a vencer”, afirma a promotora Thaís de Oliveira Leite, da Procuradoria de Defesa do Consumidor. “Desde que a informação esteja adequada e clara, não tem problema”, explica. “O problema, inclusive é crime, é vender as mercadorias já fora do prazo de validade”.
Uma recomendação ao consumidor é sempre exigir o documento fiscal que comprova a data e horário da compra, caso seja descoberto que o produto adquirido já passou da validade. “É sempre bom pegar uma nota fiscal comprovando a data e o produto que você comprou. Se eles estiverem vendendo produtos fora da validade, você vai ter como provar, inclusive na Justiça”, afirma.
Em casos de irregularidades, o consumidor pode acionar o PROCON. Pela lei vigente, ele terá direito a um produto nas iguais condições ao que adquiriu. O estabelecimento, por sua vez, pode pagar R$649 a R$10 milhões em multa, dependendo do faturamento da empresa.
Outra dica ao consumidor é evitar adquirir em excesso os produtos que estão prestes a vencer. “Se o produto está tão perto do vencimento, não é preciso comprar vários dele para a casa. É preciso ter cautela”, diz Leite. A recomendação é saber exatamente o que e o quanto consumirá antes do vencimento expirar.

Publicidade:

 

Produtos prestes a vencer são vendidos com até 90% de desconto em BH Reviewed by DestakNews Brasil on 00:44 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.