AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

"Da proibição a criatividade" Bar Zanuzi não poderá mais ter mesas na calçada, diz prefeitura de Caxias

04/02/2017
Há dez anos no local, estabelecimento de Caxias do Sul (RS) foi informado na sexta-feira, 27, de que não poderia mais utilizar parte da calçada

Agência Estado

Nem a redução no número de 150 para 90 mesas afastou os frequentadores do Restaurante Família Zanuzi, de Caxias do Sul (RS). Após o estabelecimento ser notificado pela prefeitura de que não poderia mais ocupar a calçada, clientes resolveram driblar a medida de forma bem-humorada: estacionaram dois caminhões com mesas e cadeiras em frente ao local, que serve lanches, almoço e bebidas, além de realizar shows nos fins de semana.
A brincadeira ocorreu na sexta-feira, 3, uma semana depois da notificação, que leva em consideração a Lei Complementar nº 377, de 22 de dezembro de 2010, relativa ao Código de Posturas do município. De acordo com o artigo 135 da determinação, estabelecimentos podem ocupar até metade das calçadas desde que não fiquem em oito pontos específicos do centro da cidade ­- um deles está justamente na Rua Alfredo Chaves, endereço do Zanuzi desde 2007.
Foto: Reprodução/ Facebook/Daniela Xu
Cliente estacionaram dois caminhões em frente ao bar na sexta-feira, 3
Cliente estacionaram dois caminhões em frente ao bar na sexta-feira, 3
"Nós não sabíamos, mas respeitamos a determinação e retiramos as mesas e cadeiras assim que fomos notificados. A lei precisa ser repensava, reestudada, não leva em conta a necessidade da população", disse o proprietário Sílvio Zanuz, que afirma já ter aberto um pedido de revogação na Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU).
Segundo ele, o faturamento reduziu 40% na última semana, levando em consideração a perda dos 60 lugares dispostos na calçada. Por isso, alguns frequentadores se uniram para trazer os caminhões, que ficaram no local até o anoitecer. "Foi uma ideia criativa, fez o pessoal pensar. O nosso bar não prejudica ninguém", explicou o empresário.
Foto: Reprodução/Instagram/Sidi Rodriguez
No sábado, 28, frequentadores colocaram tapetes em frente ao restaurante
No sábado, 28, frequentadores colocaram tapetes em frente ao restaurante
Nas redes sociais, Sidi Rodriguz chamou os caminhões de "pau de arara beer". Segundo ele, no sábado seguinte à autuação, 28, vários clientes como ele colocaram tapetes em frente ao local para aproveitar o dia ao ar livre.
"Eu achei uma ótima sacada. Ficou até engraçado, e não foi uma coisa de crianças birrentas: estávamos a fim de tomar uma cerveja na rua e encontramos um lugar para isso", relata. "Não foram protestos, foram atos espontâneos de clientes que gostam muito do bar. Lá tem música ao vivo de graça, o que é um diferencial na noite caxiense, além de bom atendimento e preço justo. Muitas famílias frequentam o lugar", explica Sidi, cliente há cinco anos.
Além da calçada, Zanuz ainda discute com a Prefeitura uma permissão para fechar a rua nos dias 24 e 28 de fevereiro para receber dois blocos de Carnaval. Segundo eles, no último ano, o evento reuniu quase três mil foliões.

Fotos:
 
"Da proibição a criatividade" Bar Zanuzi não poderá mais ter mesas na calçada, diz prefeitura de Caxias Reviewed by DestakNews Brasil on 23:39 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.