AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

CFC envia nota de repúdio à Rede Globo de Televisão por exibir uma cena de novela onde diz; advogado e contador é tudo trambiqueiro

07/02/2017
“Advogado e contador é tudo tranbiqueiro”. Cena da novela Sol Nascente interpretada pelo ator Francisco Cuoco exibida pela TV Globo 
 (Foto reprodução TV Globo)

Na ocasião, o ator Francisco Cuoco, enquanto personagem da trama, afirmou que “advogado e contador é tudo tranbiqueiro”. cena exibida na sexta-feira 03 de fevereiro de 2017. 

A cena da novela teve uma repercussão negativa, que causou constrangimento a classe contábil, que se sentiu ofendida e desrespeitada com as ofensas proferidas a contadores e advogados. A cena interpretada pelo ator Francisco Cuoco, fere a credibilidade e o compromisso que estes profissionais da área contábil e da advocacia, têm com a sociedade.

Nesta segunda-feira (6), após tomar conhecimento do eposódio, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), enviou às Organizações Globo de Televisão um ofício se tratando de uma nota de repúdio a respeito do comentário infeliz sobre a classe contábil.

Leia abaixo:

Caros colegas acabei de apreciar, através da página do Conselho Federal de Contabilidade em uma rede social, a carta de repúdio enviada às Organizações Globo no dia 06 de fevereiro de 2017 (ontem) referindo-se ao comentário infeliz proferido na novela Sol Nascente no dia 03 de fevereiro de 2017. Na ocasião, o ator Francisco Cuoco, enquanto personagem da trama, afirmou que “advogado e contador é tudo tranbiqueiro”. Como já era esperado, nosso conselho federal pediu que fosse realizada retratação pela emissora por meio da carta de repúdio.
Sim, meus amigos, mais uma vez somos ofendidos em rede nacional e, desta vez, a ofensa ocorreu através de uma emissora de grande alcance, em uma novela. É triste ver a nossa profissão relacionada a crimes, quando os jornais policiais afirmam a descoberta da “contabilidade do crime” ou de forma errônea como em “os órgãos de controle contabilizaram diversos casos de epidemia”. Agora, somos chamados de tranbiqueiros e, novamente nossa profissão é difundida de forma incorreta por meios que não fazem ideia do que é ser um contador em um país onde impera o ilícito.
Não é errado crer que realmente haja profissionais de má índole, que desprezam as regras e princípios básicos da profissão e envergonham a classe. Porém, quando se afirmam tais inverdades, os meios de comunicação acabam por contribuir para a nossa desvalorização influenciando, inclusive, no valor atribuído ao nosso serviço. Se somos tranbiqueiros, somos OBRIGADOS a dar um JEITINHO em qualquer questão e, se somos tranbiqueiros, consequentemente, não valemos muito, qualquer valor irá nos favorecer.
Mas, Rede Globo, sociedade, não somos tranbiqueiros! Trabalhamos muito e trabalhamos com seriedade para que as obrigações legais e fiscais de nossos clientes estejam sempre em dia. Somos estudiosos da legislação que nos apresenta uma nova obrigação praticamente a cada novo dia. Trabalhamos nos fins de semana, nos feriados e em horários alternativos porque somos responsáveis pelos nossos clientes. Sabemos que a fiscalização é dura e, ao menor sinal de fraude, somos descobertos. Corremos riscos e devemos cuidar para que nosso cliente jamais os corra, mesmo sabendo que nem sempre todas as informações nos são passadas, nem sempre todos os problemas são relatados e que, para muitos, o contador é apenas um gerador de guias que de nada sabe.
Vi que alguns colegas incorreram em criticas ao conselho. Realmente, uma campanha de valorização mais intensa deveria ser estimulada por ele. Sei que muitos problemas ainda existem como o grande número de obrigações que devemos atender, anuidades altíssimas a serem pagas para este mesmo conselho que nos defende e diversos outros problemas. Mas, não podemos e não devemos aceitar que nossa profissão seja depreciada de forma tão vil e cruel.
Espero que a Rede Globo se retrate e mostre ao público nossa real utilidade e participação na sociedade. Nós contadores devemos mostrar ao público nossa indignação frente a comentários levianos como este, pois assim, temos a oportunidade de lutar pela nossa própria valorização. Por isso, momentos assim, são dados à reflexão e divulgação de informações úteis a fim de que o debate não se esfrie e possamos, um dia, obter a real valorização que merecemos por nosso conselho, nossos clientes e toda a comunidade. 

Por Paula Gomides

  
CFC envia nota de repúdio à Rede Globo de Televisão por exibir uma cena de novela onde diz; advogado e contador é tudo trambiqueiro Reviewed by DestakNews Brasil on 14:32 Rating: 5
Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.