AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

"Carnaval 2017" Com 2 mil componentes, Escola de Samba União Imperial leva Benedicto Calixto à avenida

09/02/2017

A escola ocupará a Passarela do Samba de Santos com 18 alas e quatro carros alegóricos

A Tribuna

Escola quer entrar na Passarela do Samba com 2 mil componentes (Foto: Divulgação/União Imperial)


Vinte e sete metros de comprimento por dez metros de altura. O tamanho recorde do carro abre-alas da União Imperial quer dar a dimensão do desfile preparado para este ano, cujo homenageado é o pintor, historiador, fotógrafo e escritor itanhaense radicado em Santos, Benedicto Calixto.
Ao todo, a escola do Marapé promete ocupar a Passarela do Samba na Zona Noroeste na madrugada de sexta-feira (17) para o sábado (18) com até 2 mil componentes, que estarão divididos em 18 alas. Todos eles têm o objetivo este ano de alcançar a décima vitória no Grupo Especial de Santos. 
O enredo "De um traço fiz o mar, dos retratos a memória... Sou Benedicto Calixto, minha arte é nossa história” foi escolhido por uma consulta popular pelas redes sociais. Segundo o vice-presidente da União, Luiz Carlos Pinto de Oliveira, é uma reverência a um dos maiores expoentes da arte no País.
A homenagem também integra as comemorações do 30º aniversário da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, localizada na praia do Boqueirão. O acervo da instituição ajudou a equipe da escola a montar o desfile, que teve redução de 50% (R$ 90 mil) no apoio da Prefeitura por causa da crise.
A abre-alas de tamanho recorde da agremiação preparado para este ano, atencipa o vice-presidente, terá uma estátua do pintor, assim como a águia que estampa o pavilhão da União. "Mas é no terceiro carro que traremos uma réplica da Pinacoteca para poder fechar o nosso desfile com emoção", conta. 
A aposta dele, entretanto, está na Comissão Frente, composta por bailarinos da Companhia Santista de Dança e da Escola Livre de Dança. "Talvez a nossa grande surpresa deste ano esteja aí, mas ela só será descoberta na Passarela Samba Dráusio da Cruz, daqui a 10 dias". 
Comissão de Frente terá 13 bailarinos: 12 mulheres e 1 rapaz (Foto: Divulgação/União Imperial)

Primeira vez na avenida

Apresentar o início da vida de Benedicto Calixto, antes do reconhecimento e do legado. Este é objetivo dos 13 bailarinos Comissão de Frente, liderada pelas irmãs coreógrafas Patrícia Ricci e Melissa Ricci. Elas aceitaram o desafio de, pela primeira vez, trocar os palcos pela avenida.
O convite foi feito em abril do ano passado e a carta branca para criar e surpreender, oferecida pelo presidente Pitico, foi decisiva para que as irmãs Ricci não o recusassem. Elas tinham acabado de voltar de um festival de dança da Alemanha, onde o mesmo grupo de bailarinos foi premiado. 
Patrícia conta que a ideia de antecipar a vida do homenageado partiu do carnavalesco Renan Ribeiro. "Vamos mostrar como é que ele surgiu, já que durante todo o desfile os feitos dele serão lembrados. Nós, na verdade, representamos a essência do Benedicto Calixto", conta.
Detalhes da apresentação ela não revela. Conta somente que o grupo - composto por mulheres e apenas um rapaz - vão mesclar movimentos amplos do corpo, a delicadeza e o trabalho dos braços. "É tudo muito abstrato", admite, antes de soltar que haverá uma "surpresa inovadora". 
A coreógrafa, que ensaia diariamente com a irmã e os bailarinos desde a aceitação do desafio, diz estar ansiosa, mas confiante de que a apresentação receberá nota 10 dos jurados. "É um processo de descoberta e que está sendo levado muito a sério, com muito profissionalismo". 
Bateria da união é comandada pelo mestre Fábio Manguinha (Foto: Divulgação/União Imperial)
Raio-X da União Imperial 
Cores: Verde, rosa e dourado
Títulos: 9
Presidente: Francisco Carlos dos Santos (Pitico)
Direção de Carnaval: Jorge Jeremias de Campos (Mestre Simonal)
Carnavalesco: Renan Ribeiro
Intérprete: Silvinho
Diretor de harmonia: Fernando Amarelo
Comissão de Frente: Patrícia e Melissa Ricci (Cia. Santista de Dança)
Porta-bandeira: Lyssandra Grooters
Mestre-sala: Marlon Lamar
Enredo 2017: “De um traço fiz o mar, dos retratos a memória... Sou BENEDICTO CALIXTO, minha arte é nossa história”
Componentes: 2 mil
Alas: 18
Carros alegóricos: 3
Bateria:160 ritmistas sob o comando do mestre Fábio Manguinha
Rainha de bateria: será divulgado no sábado (11)
Samba Enredo (Compositores): Gustavo Santos, Renatinho, Joãozinho, Nikinha, Zé Robertto, Celso Tom Maior, Santaninha, Cabelo e Vinícius Gol de Ouro.

Samba-Enredo (letra/áudio):
NO BROTAR DA MINHA ALMA, VIVA, TRANSCENDENTALVI NUM BAILAR DE CORES A PURA ARTE, O DOM DIVINALDESDE MENINO PELA VILA, A SUBLIME VOCAÇÃONOS TRAÇOS DESENHADOS A CARVÃONA "DEUSA" ENCONTREI A MINHA SORTEE NO TEATRO A MAIS BELA INSPIRAÇÃOFOI O CAMINHO À PRIMEIRA EXPOSIÇÃO...SONHEI E FOI TÃO LINDO, VOEI PRO MEU DESTINOE NA CIDADE LUZ, BUSQUEI CONHECIMENTO E APRENDIMUSAS E ARTISTAS DESCOBRI.... 'AU REVOIR, PARIS'!
DO RETRATO PARA A TELA, REGISTRAROS ENCANTOS E BELEZAS DO LUGARA FAUNA E FLORA, NOSSA RIQUEZAA NATUREZA MORA NA SERRA DO MAR!
AO SABOR DO CAFÉ, LÁ NO PORTO A NOBREZAEM CADA GRAVURA UMA NOVA EMOÇÃOA FÉ É MEU TESOURO... RELUZ MAIS QUE O OURONO MEU IMAGINÁRIO RECRIEI, AS CENAS QUE EU NÃO PRESENCIEIESTAVA ESCRITO NAS ESTRELAS: A MISSÃO É EDUCAR
NA PINACOTECA, DE FRENTE PRO MARETERNIZEI MINHAS MEMÓRIASSOU BENEDICTO CALIXTOMINHA ARTE É NOSSA HISTÓRIA
SOU UNIÃO IMPERIALNA AVENIDA O ARTISTA PRINCIPAL
DE VERDE E ROSA VOU BRILHAR NO CARNAVAL
Os ensaios da União Imperial acontecem sempre às terças e quintas, a partir das 21h, em sua Quadra de Ensaios, na Rua São Judas Tadeu, 20/26, no Marapé. Fantasias estão à venda no local.
"Carnaval 2017" Com 2 mil componentes, Escola de Samba União Imperial leva Benedicto Calixto à avenida Reviewed by DestakNews Brasil on 12:26 Rating: 5
Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.