AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Um exemplo a ser seguido em todo Brasil, tudo é só uma questão de querer melhorar o País

Lucas do Rio Verde é exemplo para o Brasil em ressocialização de detentos através do trabalho que beneficia a sociedade.

Assista ao Vídeo


Todos os dias alguns detentos da Cadeia Pública de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, fazem o mesmo trajeto, andam cem metros de distância, do Centro de Detenção Provisória até a Fábrica de Blocos, caminho percorrido para quem quer mudar de vida.

Espaço de Trabalho e Produção Vida Nova é a oportunidade que surgiu na vida dos reeducandos da Cadeia Pública de Lucas do Rio Verde, onde o trabalho começa bem cedo e entre máquinas e materiais de construção cada um vai construindo a própria liberdade.

O trabalho aqui é sério, aqui não tem brincadeira, todos chegam aqui e trabalham, é muito sério, o município e a sociedade só tem a ganhar. O município está crescendo, fazendo escolas e casas, muitas coisas. A gente como reeducando estamos muito felizes, pois estamos contribuindo com a sociedade. Relatou o reeducando Valdecir Cândido Lopes, de 42 anos de idade. 

Quem acompanha o desenvolvimento urbano de Lucas do Rio Verde não imagina que por trás da construção de escolas, unidades de saúde e praças existem o trabalho e a esperança de uma vida nova de dezenas de reeducandos.

Em dois barracões são fabricados boa parte das matérias primas utilizadas em obras públicas Municipais, como blocos de concreto, meio fio, tubulações e até mesmo as floreiras, que deixam a cidade mais bonita, passam palas mãos dos detentos.

A fábrica de artefatos de cimento foi construída pela Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde com apoio do Poder Judiciários, Conselho da Comunidade e Fundação Nova Chance, e a produção varia de acordo com a demanda, sendo em média produzidas 50 mil peças por mês. Matéria prima de qualidade e melhor preço na execução  das obras municipais.Os trabalhadores que fazem esse trabalho, que produzem essa matéria prima necessária para o município são detentos, que estariam sem fazer nada e custando muito mais caro para a sociedade. Assim, além de pagar a conta com a sociedade, eles pagaram a sua conta também ao ficarem trabalhando e produzindo para o nosso município. Destacou o Prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta.

Atualmente a fábrica de blocos garante emprego para 20 detentos do regime fechado, que são escolhidos por bom comportamento e por já terem cumprido um sexto da pena. Além da experiência profissional e um salário no fim do mês, os reeducandos recebem o benefício da redução da pena, onde, a cada três dias trabalhados, um dia a menos na cadeia. Aqui é uma rica oportunidade para todos nós, que estamos nos esforçando ao máximo, já que para quem pensa em um futuro, isso aqui já é metade do caminho andado, pois aqui temos a oportunidade de pagar o que a gente deve para a Justiça e sairemos daqui com 50% já engatilhados na sociedade. Relatou o reeducando Gésio Rodrigues, de 43 anos de idade.

Em dois anos e meio de projeto, mais de 30 homens já passaram pela fábrica de blocos, oportunidade e experiência profissional que fazem toda a diferença na hora de recomeçar a vida fora da cadeia. O resultado do projeto é de 100% de aproveitamento, não havendo registros de reincidência criminal entre os participantes. Está deixando de aprender, ou aperfeiçoar a atividade criminosa e recebendo qualificação para o trabalho digno, honesto, que propicia a colaboração do crescimento da sociedade. Relatou Hugo José de Freitas, Juiz da Vara Criminal de Lucas do Rio Verde.

A fábrica de blocos é apenas o início da oportunidade que surge quando todas as outras portas se fecham, através do trabalho pesado, entre tubos e meios fios que chegam a pesar mais de 50 quilos, mas eles não reclamam, e no fim da tarde voltam para as celas cansados, mas com a certeza de que com o trabalho estão construindo a própria liberdade.

Assista ao vídeo e conheça Lucas do Rio Verde, que fica há 350km de Cuiabá/MT.
Um exemplo a ser seguido em todo Brasil, tudo é só uma questão de querer melhorar o País Reviewed by DestakNews Brasil on 09:45 Rating: 5
Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.