AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Pescador tem rosto atravessado por arpão na represa de Furnas em Araguari

O caso aconteceu na represa de Furnas, em Araguari, no início da noite desta terça-feira (3); o rapaz de 27 anos recebeu alta do hospital em Uberlândia na manhã desta quarta-feira (4)

O Tempo

Vítima ficou com arpão atravessado no rosto e recebeu alta nesta quarta-feira (4)

Recebeu alta na manhã desta quarta-feira (4) o homem de 27 anos que teve o rosto atravessado por um arpão de pesca de cerca de 1 metro de comprimento no início da noite dessa terça-feira (3), em Araguari, no Triângulo Mineiro. O rapaz praticava pesca subaquática com um amigo quando acabou atingido pelo artefato na altura das bochechas.
"Recebemos o chamado por volta das 18h e interceptamos o veículo deles que seguia na MG-223, a uns 15 km da cidade. Fizemos a imobilização e o levamos para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Araguari", contou o subtenente Lucenildo Batista Alves, da comunicação da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros.
A vítima, que é moradora de Uberlândia, foi pescar com amigos em Araguari. O pescador e um dos colegas entraram na represa e cada um foi para uma direção. "A gente não sabe se o amigo viu algum peixe ou se a arma disparou sozinha, mas acertou o rosto deste rapaz. Ele deu muita sorte, uma vez que o arpão atravessou a parte mole da boca, não atingiu nenhuma parte óssea ou mais sensível, como o cérebro. Poderia ter sido fatal", alertou o militar.


Uma vez na UPA, os bombeiros voltaram a ser acionados, desta vez para fazerem o corte das pontas do arpão para que o pescador pudesse ser transferido ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).
"Esse tipo de acidente é raro, mas acontece porque as águas daqui são muito turvas nesta época do ano, por causa da chuva. Quando a gente desce nos mergulhos é obrigado a ir em dupla, um do lado do outro, pois se a pessoa passa mal ou se fere, é preciso socorrê-la imediatamente. Além disso, nestas águas só vemos cerca de 1 metro de distância, enquanto esta arma chega a alcançar mais de 10 metros", finaliza o subtenente Alves.
Vítima ficou com arpão atravessado no rosto e foi socorrido à uma UPA
 
Pesca era proibida no local
Procurada por O TEMPO, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad) informou que a prática da pesca subaquática é permitida para quem possui a licença nacional ou estadual, em lagos, represas e nos rios Grande e São Francisco, podendo acontecer entre 7h e 18h (19h no horário de verão), salvo áreas com restrições específicas, conforme legislação vigente.
Entretanto, por tratar-se da época da piracema (período da reprodução dos peixes que vai de novembro a fevereiro), a pesca de espécies nativas de Minas Gerais está expressamente proibida e "a pessoa que descumprir a portaria 156 de 2011 pode ser presa", completou.
Questionada se o pescador ferido possuía a autorização, a Semad afirmou que no banco de dados estadual não foi encontrado nenhum registro. "Mas pode ser que ele tenha a licença nacional", informou.
 

Pescador tem rosto atravessado por arpão na represa de Furnas em Araguari Reviewed by DestakNews Brasil on 14:55 Rating: 5
Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.