AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Bem-vindo 2017! É hora de superar os problemas e focar no autoconhecimento

01/01/2017

Ver o lado bom das coisas é a dica para deixar para trás as insatisfações de 2016

A Tribuna

2017 traz esperança de renovação e de momentos melhores do que os vivenciados em 2016

As notícias não foram as melhores em 2016. A palavra crise foi amplamente utilizada em diversos segmentos. Problemas na economia geraram ondas de demissões, deixando milhares de brasileiros sem emprego e com a conta bancária no vermelho. Na política, as denúncias de corrupção e o impeachment da então presidente de Dilma Rousseff escandalizaram o País. Mais do que nunca, a saúde pública, inclusive na Baixada Santista, foi alvo constante de reclamações. E, a cada dia, a violência deixou as pessoas mais inseguras.
Com tudo isso, e muito mais, sem contar as insatisfações pessoais que incomodam a cada um de nós, como conciliar as recordações, boas e ruins, que mais marcaram nossas vidas em 2016, e se preparar para começar do zero o ano que vem aí?
A psicóloga Elaine Lopes, titular do blog Viva Leve, de A Tribuna On-line, explica que quem passou por problemas pessoais em 2016 precisa deixá-los de lado em 2017. Pode parecer difícil, mas o foco deve estar nas superações e no que foi bom no ano que está chegando ao fim.

"Em primeiro lugar, é preciso colocar uma pedra em cima do que não foi bom. Segundo, extrair o aprendizado das coisas ruins e, em terceiro, captar as coisas boas e positivas que aconteceram no ano de 2016 e entender que se você foi capaz de conquistar o que conquistou e superar o que superou, também é capaz de passar por qualquer outro momento desagradável que possa ocorrer".
Os problemas vão existir. É preciso enfrentá-los. Quando sabemos quais são as dificuldades, podemos aprender com elas"
A psicóloga alerta ainda para que sejamos racionais com relação aos eventos negativos que aconteceram em um contexto que não está diretamente ligado a nós mesmos, como tragédias mundiais, por exemplo. "Quanto mais isolarmos os sentimentos que as desgraças provocam na gente é melhor. Dependendo de como a pessoa emocionalmente recebe aquilo, ela vai transformar os seus sentimentos, crenças e comportamentos e isso provavelmente vai prejudicar o seu dia a dia e as suas relações. Então, acaba virando uma bola de neve", explica.
Para 2017, Elaine recomenda traçar novas metas e investir em autoconhecimento. As pessoas devem transformar os acontecimentos, bons e ruins, em novos objetivos e em superação, buscando sempre o lado positivo de tudo, "porque ele existe".

"O autoconhecimento faz com que as pessoas tenham autonomia e tomem as rédeas da vida. Quando a gente se autoconhece, se valoriza, consegue lidar melhor com os problemas e preocupações, atravessando qualquer tipo de tempestade com mais sabedoria, paciência, serenidade e plenitude".

 

Bem-vindo 2017! É hora de superar os problemas e focar no autoconhecimento Reviewed by DestakNews Brasil on 12:13 Rating: 5
Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.