AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Verão começa nesta quarta-feira (21) com alerta para irregularidades de chuva

Estação mais quente do ano começa às 8h44 com temperatura próxima ou acima da média histórica

(Foto Rádio Itatiaia) 

O verão começa oficialmente nesta quarta-feira (21), às 8h44. Esse foi o horário em que o planeta completou seu movimento de translação e sua inclinação do eixo, deixando uma porção mais exposta sol, não por acaso, bem aqui no nosso hemisfério. É um fenômeno que chamamos solstício. Em lugares como Canoas, significa que o verão chega bombando, e os dias serão mais longos e quentes. Em alguma outra cidade do hemisfério norte é tempo de fazer boneco de neve, pois lá começa o inverno, com suas noites mais longas e geladas. 
As mudanças na natureza não ocorrem tão bruscamente, nem dependem de solenidades para se oficializarem, como você deve ter reparado nos últimos dias: o clima tórrido não esperou o tal solstício e já dava mostras do seu poder, bem antes do que convencionamos chamar “verão”. Mas, enfim, ele chegou, e o bafo fica até 20 de março (equinócio), quando começa o outono, e aqui as noites ficarão mais longas.
 
Minas Gerais
 
Entre dezembro, janeiro e fevereiro, as chuvas devem ficar ligeiramente acima da média nas áreas do Triângulo, Oeste, Noroeste, Sul de Minas, Centro-Sul e Zona da Mata. Nas demais regiões do estado, são esperadas chuvas ligeiramente abaixo do volume normal. As temperaturas ficam dentro da normalidade em todas as áreas de Minas.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, espera-se que as chuvas fiquem próximas à situação normal para o período entre dezembro e fevereiro. Ao longo de janeiro, a previsão de que ocorram de forma bem distribuída durante todo o mês. De acordo com Ruany Xavier, as temperaturas da Grande BH ficam dentro da normalidade, sem excessos.

Redução do consumo de energia no verão

Alguns hábitos simples podem ser adotados no verão e, no fim do mês, reduzir a conta de energia, ajudando ainda na recuperação dos reservatórios em todo o país.

Uma dessas medidas é a mudança da chave de temperatura do chuveiro no verão, já que o equipamento é um dos que mais consome energia, devido à sua alta potência. Com a alteração de sua temperatura de “inverno” para “verão”, a potência é reduzida em 30%, com economia no consumo residencial de até 10% no fim do mês.

E, como os dias são longos durante a estação, a iluminação natural permite diminuir o uso de lâmpadas elétricas. 

Verão começa nesta quarta-feira (21) com alerta para irregularidades de chuva Reviewed by DestakNews Brasil on 00:16 Rating: 5
Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.