AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Usado por ladrões, 'abraço de urso' está na mira da polícia

A bandidagem está adotando uma nova artimanha para assaltar pedestres de Belo Horizonte. 

Hoje em Dia
 
Em uma falsa demonstração de afeto, o ladrão “abraça” e rende quem está a pé, levando os pertences da vítima. A quadrilha do “abraço do urso” – como tem sido chamada a tática pela polícia –, atua sobretudo no hipercentro.
Dez pessoas foram presas suspeitas de praticar o crime, sendo nove homens e uma mulher. Na tentativa de evitar esse e outros roubos na região, o patrulhamento será reforçado. Quatrocentos policiais civis vão atuar em conjunto com agentes das forças de segurança da capital. 
O reforço, que acontece pela primeira vez durante o período natalino, faz parte da operação “Barbas de Molho”. Outras áreas com grande circulação de pedestres e comércio intenso, como Savassi, Venda Nova e Barreiro, também serão vigiadas. 
Diariamente, pelo menos 1,5 milhão de pessoas circulam no Centro de BH. Com as festividades de fim de ano, o número chega a quase 2 milhões. “Desconfie desse sinal de afeto (abraço) de pessoas que nunca viu ou não se lembra. Não fuja para paredes, tente entrar em algum estabelecimento para evitar a abordagem e acione a polícia”, afirma Giomara Soares de Oliveira, chefe da 4ª Delegacia do hipercentro.
Segundo ela, os bandidos agem de forma organizada, sem fazer uso da violência para evitar suspeitas. Após o falso abraço, eles trocam de camisa e, sem o menor constrangimento, permanecem na região para vender o produto roubado.
A delegada Giomara Oliveira orienta os pedestre a tomar medidas de segurança. “Mulheres devem optar por bolsas menores, sempre à frente do corpo. Evitar andar com grande volume de sacolas para que não se distraiam com a quantidade de embrulhos. Os homens devem colocar carteira e celular nos bolsos da frente”, diz a delegada.
A autoproteção também é reforçada pela Polícia Militar. Segundo o chefe da assessoria de imprensa da corporação, capitão Flávio Santiago, os crimes são motivados a partir da percepção que o suspeito tem da vítima. “A escolha é sempre por pessoas desprotegidas. Quem está com objetos de valor, como correntes e celulares”, explica. 
A PM também vai reforçar a segurança na cidade devido às festividades de fim de ano. No entanto, detalhes das ações devem ser fornecidas somente na próxima semana.
Barbas de Molho 
Apesar do reforço nas ruas de BH, a Polícia Civil garante que o atendimento à população nas delegacias segue normalmente, sem prejuízo às investigações. Além dos roubos, as medidas visam coibir furtos, principalmente de celulares, e o tráfico de drogas. “O objetivo é combater o crime organizado e aumentar a sensação de tranquilidade e de segurança da população neste período de festas”, explica o chefe do 1º Departamento de Polícia Civil, Rogério de Melo Franco Assis de Araújo.
Usado por ladrões, 'abraço de urso' está na mira da polícia Reviewed by DestakNews Brasil on 09:30 Rating: 5
Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.