AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Programa Startup Júnior fomenta a cultura empreendedora entre os alunos do ensino médio em Minas Gerais

22/12/2016

Projeto lançado nesta quinta-feira (22/12) pelo Governo do Estado terá investimento de R$ 12 milhões e alcança 9 mil estudantes da rede estadual de educação

Agência Minas

Miguel Corrêa disse que o propósito vai de encontro às necessidades do Estado em trazer novas perspectivas aos jovens

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), lançou o novo programa de empreendedorismo do Estado: o Startup Júnior. O programa prevê a capacitação de jovens para o ambiente empreendedor e a formação de uma cultura inovadora entre os alunos de ensino médio da rede pública do Estado, com foco nos estudantes de segundo e terceiro ano.
Por meio da concessão de bolsas, treinamento, mentorias e fornecimento de espaço de coworking, o programa oferece uma qualificação empreendedora efetiva e diferenciada para que os estudantes possam elaborar uma proposta de trabalho a partir de suas ideias.
Os alunos participantes terão a oportunidade de desenvolver uma startup em aulas realizadas durante seis meses. O edital está previsto para ser divulgado no dia 15 de janeiro de 2017.
O projeto terá investimento de R$ 12 milhões e deve beneficiar 9 mil alunos da rede estadual de educação, apoiando cerca de 2 mil projetos.
Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, o propósito vai de encontro às necessidades do Estado em trazer novas perspectivas aos jovens.
“Precisamos fortalecer a cultura do empreendedor em Minas. Os jovens terão oportunidade de entender que o emprego público, por exemplo, não é mais uma alternativa real de estabilidade e não é a única”, afirma o secretário.
Miguel Corrêa ressalta ainda que a conexão dos jovens ao mundo do empreendedorismo é uma ação inovadora no país. Serão contemplados estudantes de todo o Estado, nas 150 unidades da Universidade Aberta e Integrada (Uaitec) distribuídas pelas regiões mineiras.
No evento, também estiveram presentes o secretário de Cultura, Angelo Oswaldo, o presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela, o vereador Juninho Paim e Matt Montenegro, representando a comunidade do San Pedro Valley.
As fases do programa
A primeira fase do Startup Júnior visa difundir e estimular os alunos à participação. Na segunda etapa - de capacitação -, professores-tutores vão ajudar os estudantes na ideia e concepção dos projetos com cursos, palestras e uma plataforma virtual de aprendizado.
O secretário Miguel Corrêa destaca ainda que o Startup Júnior vai respeitar o desenvolvimento de cada região de Minas Gerais e suas peculiaridades. Os alunos do Vale do Jequitinhonha, por exemplo, região forte no trabalho em artesanato, poderão buscar soluções que visem a melhoria dos processos no uso da cerâmica.
Programa Startup Júnior fomenta a cultura empreendedora entre os alunos do ensino médio em Minas Gerais Reviewed by DestakNews Brasil on 22:54 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.