AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Confira uma aventura de 24 horas a bordo do MSC Preziosa

23/12/2016

A convite da MSC Cruzeiros, participamos de um bate-volta entre Santos e Rio de Janeiro 

A Tribuna On-line

O navio fará 25 saídas nesta temporada, em cruzeiros de sete noites, saindo de Santos e passando pelo Rio rumo ao Nordeste (Foto: Alexsander Ferraz)

Quando as pessoas se planejam para um cruzeiro, normalmente pensam em ficar no mínimo três dias aproveitando as vantagens de um hotel cinco estrelas em alto-mar. No caso das mulheres, o ritual inclui arrumar a mala com uma infinidade de roupas, protetor solar, biquínis, saídas de praia e vestidos mais chiques para jantares ou baladas a bordo.
Agora imagine a experiência de ficar apenas 24 horas dentro de um transatlântico, conhecendo o máximo possível de todas as dependências e indo a lugares que nenhum hóspede tem acesso, como a cozinha e os bastidores do teatro.
Pois foi exatamente esta a experiência proposta pela MSC Cruzeiros ao convidar um grupo de 40 jornalistas e blogueiros para uma microviagem entre Santos e Rio de Janeiro a bordo do MSC Preziosa. Era uma carona num itinerário que se estenderia por sete dias rumo ao Nordeste, com escalas nas badaladas Salvador e Ilhéus (ai que inveja!). 
O MSC Preziosa saiu lotado, com os mais variados tipos de passageiros, de crianças a idosos (Foto: Carlos Nogueira)
Porém, bem antes de entrar no navio, ainda no Terminal Giusfredo Santini (Concais), dá pra sentir a expectativa dos mais de 4 mil passageiros prestes a embarcar na aventura marítima. São famílias inteiras, crianças correndo pra lá e pra cá, casais novinhos, casais de idosos, grupos de amigos. Uma festa. Um a um entram no ônibus que leva àquele imponente gigante branco.
Ao subirmos a escadinha que leva do cais ao interior no navio, nos deparamos com tripulantes simpáticos e de sotaques variados que nos encaminham à recepção, onde uma música suave dá boas-vindas. É como entrar em outro mundo, cheio de brilhos, luzes, luxo e riqueza.
Mais tarde, ao conversar com o diretor-geral da MSC Cruzeiros para o Brasil, Adrian Ursilli, ouviria dele uma explicação lógica para todo esse cenário. "Não vendemos viagens, vendemos sonhos".  
O sonho de uma semana a bordo de um hotel flutuante começa na recepção, com muito luxo e música ambiente (Foto: Rosa Santos)
 E é isso mesmo. O MSC Preziosa é um transatlântico com escadas cujos degraus são recheados de cristais Swarovski, cada ambiente tem móveis e cantinhos superelegantes e aconchegantes, os lounges e bares têm ritmos diferentes para agradar todo tipo de gosto e as cabines são espaçosas e confortáveis (a minha era superlegal, com varanda e vista garantida para o mar). O design é italiano e segue um padrão arrojado mas, ao mesmo tempo, sóbrio.  
Para trazer de volta os passageiros de maior poder aquisitivo, a MSC criou o MSC Yatch Club, área de luxo que tem até escadas com cristais Swarovski dourados (Foto: Divulgação)
Para os que têm grana no bolso, uma área ainda mais chique no 16º andar fica totalmente privativa, com piscinas, bares, restaurante, mordomos e outros mimos exclusivos para hóspedes que podem pagar de 25% a 40% a mais em relação às outras acomodações do navio.
É o Yatch Club, conceito seis estrelas para os VIPs. A escadaria também é coberta de Swarovski, só que dourados. Dando uma rápida passeada por lá, é fácil sentir os olhares curiosos de quem bebe tranquilamente seu drinque ao sol, estranhando a visita incomum. 
Área de lazer tem quatro piscinas, vários brinquedos e um dos maiores tobogãs do mundo em um navio de cruzeiro (Foto: Divulgação)
 Na sequência passamos pelas áreas voltadas às crianças e aos jovens, espaços superfofos cheios de brinquedos Lego e Chicco para os menorzinhos e pistas de dança, quadra poliesportiva, simulador de Fórmula 1 para os adolescentes. Uma graça.
O tour prossegue pelo deck das piscinas e jacuzzis, sempre bastante disputado. O destaque vai para um dos maiores tobogãs do mundo a bordo de um navio de cruzeiro. São 120 metros de extensão e uma curva que se projeta para fora do transatlântico, por cima do mar. É incrível porque justamente nessa parte ele é transparente e dá pra ver o pessoal deslizando na água pelo tubo. 
Seguimos para o spa, que oferece uma série de tratamentos e massagens, mas vale lembrar que tudo é pago. Depois, passamos pela academia, que tem equipamentos ultramodernos. Aliás, incrível como tem gente que adora malhar a bordo. 
Para os que querem momentos de relax total, nada melhor do que aproveitar as vantagens do spa, mas atenção porque ele é pago à parte (Foto: Divulgação)
Para os amantes de jogos, o cassino é o centro das atenções quando a navegação começa. Assim como o free shop e suas tentações em forma de perfumes, maquiagens, óculos e relógios, sem esquecer das bebidas e chocolates. Duro mesmo é resistir. Uma boa técnica é pensar que os juros dos cartão de crédito estão nas alturas e você ainda paga o IOF nas transações. 
O The Golden Lobster é um dos oito restaurantes à la carte do navio, onde a variedade do cardápio é de encher os olhos (Foto: Divulgação)
 Como é de lei comer bem (e muito) a bordo, dois dos oito restaurantes que há no MSC Preziosa são bufês que funcionam 20 horas por dia, oferecendo pizzas, hambúrgueres e uma infinidade de alimentos e pratos típicos. São a alegria da galera, que sempre passa entre um banho de piscina e outro pra uma boquinha. 
Para os mais exigentes, há os à la carte. Destaque para os dois restaurantes da rede Eataly, o Eataly e o Ristorante Italia, os primeiros da franquia em alto-mar. Uma delícia, só que pagos, assim como The Golden Lobster, o L'Arabesque, o La Locanda e o Galaxy Sushi. 
Fomos convidados a entrar na cozinha logo depois do café da manhã e já estava tudo limpo; em outro ambiente começavam os preparativos do almoço (Foto: Divulgação)
 Para dar conta de todos eles é imprescindível uma cozinha que funcione em operação de guerra. O diretor de Food and Beverage (Alimentos e Bebidas) da MSC Cruzeiros na América Latina, Marco Brogna, nos levou para um tour por lá logo após o café da manhã.
Impressionante a limpeza do local e a divisão eficiente de tarefas. "Nossa cozinha é italiana, mas precisamos otimizá-la para atender o hóspede brasileiro, que tem gostos diferentes do europeu. Como exemplo ele cita a própria refeição matinal, que na Europa tende a ser mais doce e, no Brasil, mais salgada.


Ao todo 170 homens (isso mesmo, não há mulheres na função) se dividem em vários setores da cozinha, que funciona 20 horas (com exceção da padaria, que produz por 24 horas). Tanto trabalho justifica-se pela necessidade de alimentar 4.300 pessoas em seis refeições diárias. Já nos salões, 220 garçons dão conta do recado. "Temos 1.500 tripulantes e 1/3 deles está na cozinha e nos salões".
Para ter uma ideia dos números mais marcantes dessa operação de guerra gastronômica, Brogna diz que para um cruzeiro de sete dias são consumidos de 7 a 8 mil quilos de farinha, 25 mil ovos, de 20 a 25 mil quilos de frutas, 10 mil quilos de carnes, 8 mil quilos de pescados. 
"Isso mostra a importância que os cruzeiros têm para os produtores locais, porque apesar de termos boa parte de nossa alimentação vinda da Itália, especialmente vinhos, pasta, presuntos e queijos, compramos boas quantidades no mercado brasileiro, fazendo girar a economia. Investimos R$ 50 milhões em compras a cada embarque semanal".
No setor de padaria, que nunca para, 12 pessoas se revezam de dia e à noite. Afinal, em todas as refeições tem sempre pãezinhos quentinhos pra degustar. São sete tipos, servidos no café, almoço e jantar. O preparo diário exige nada mais, nada menos que 600 kg de farinha para 1.200 kg de pão. Ou seja, uma loucura... e, como acompanhamento, 3.500 xícaras de café expresso.   
Ao entrar na padaria, o perfume de pão fresco sendo feito é delicioso; claro que aproveitamos pra experimentar (Foto: Divulgação)
Pasquale Russo, Food and Beverage Manager do MSC Preziosa, fala com orgulho da 'sua' cozinha. "Trabalhamos numa verdadeira linha de produção para tudo estar sempre perfeito, porque além de gostoso, a boa apresentação também é importante".
Ele lembra, ainda, a necessidade de atender as peculiaridades, como hóspedes com intolerância ao glúten ou vegetarianos. "Aqui você encontra pessoas, encontra histórias. Por isso, nós fazemos tudo com amor para criar uma semana de felicidade ao nosso hóspede, a quem acabamos nos ligando. Afinal, queremos que as pessoas voltem". 
Todos os dias, os passageiros podem conferir os espetáculos que acontecem a bordo, com cantores e artistas de várias partes do mundo (Foto: Rosa Santos)
Se tem uma coisa importante num navio de cruzeiro é o entretenimento. Seja na piscina, nas festas, com as crianças ou no teatro, lá estão eles se esforçando pra fazer todo mundo se divertir, cantar e dançar. 
No MSC Preziosa a equipe é formada por 82 pessoas. No teatro, por exemplo, que tem 1.602 lugares e lota praticamente todas as noites, a exigência são os espetáculos grandiosos. Para isso, 24 pessoas se apresentam durante os cruzeiros.
São dez dançarinos (duas brasileiras), 12 atores e dois cantores. As produções são contratadas por temporada (contratos de seis a nove meses) e mudam à medida da reação do público. Se fizer sucesso, fica; se não, troca.
#FICAADICA
Se depois desse diário de bordo você estiver tentado a fazer um cruzeiro, algumas dicas podem garantir que suas férias sejam inesquecíveis. Primeiro, planeje-se com antecedência, assim é possível encontrar alguma promoção que valha a pena. Na MSC Cruzeiros, por exemplo, quem quiser viajar na próxima temporada (que vai de novembro de 2017 a abril de 2018) pode fazer as reservas desde já.
Até 30 de abril de 2017, o segundo hóspede é grátis em cabine dupla. Além disso, o passageiro também consegue mudar para uma acomodação melhor. Por exemplo, se ele compra uma cabine interna, passa para a externa; se ele compra externa, vai pra uma com varanda. Mas atenção, essa promoção é limitada a dez cabines por saída. Ah... e o pagamento pode ser parcelado em até dez vezes. 
Mas, se você não resistiu e quer embarcar logo, corra porque restam poucos lugares para janeiro e fevereiro. O valor de um cruzeiro de sete dias varia a partir de R$ 2.700,00, dependendo do mês escolhido e do tipo de acomodação. No mais, boa viagem e confira na galeria de fotos outros cantinhos do navio.

 

Confira uma aventura de 24 horas a bordo do MSC Preziosa Reviewed by DestakNews Brasil on 09:51 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.