WhatsApp: conheças as novidades trazidas nas últimas atualizações como Videochamadas

O Whatsapp trouxe em suas últimas atualizações uma série de novidades para seus usuários em diversas plataformas, não só nos tradicionais sistemas operacionais Android e iOS (que roda em acessórios da Apple). 

O mensageiro mais queridinho do país investiu em segurança criando a verificação em duas etapas, liberou o uso de videochamadas, “imitou” funções do Snapchat e já permite envio de arquivos “gifs” durante as conversas. A seguir conheça e saiba como utilizar as novas funções do aplicativo, que está agora na sua versão 2.16.
Verificação em dois passos
Para tornar mais segura a experiência de um usuário que queria migrar sua conta do WhatsApp de um smartphone a outro, o aplicativo habilitou em sua versão beta (disponível para os sistemas operacionais Android e Windows Phone) a verificação em dois passos. Como a aplicativo não permite que o usuário use o serviço em dois aparelhos diferentes, a verificação em dois passos permite que seja criado uma espécie de “senha” para que esse procedimento seja realizado mais facilmente. Ou seja, além de receber um código automático de SMS para fazer a transferência do WhatsApp de uma smartphone a outro, o usuário pode ainda, se desejar, criar uma senha para liberar a migração.
Para ativar a verificação em dois passos é fácil. Toque no ícone em formato de três pontos sobrepostos na lateral direita superior da tela inicial do aplicativo. Toque em “Configurações” e depois em “Conta”. Depois, toque na opção “Verificação em duas etapas”. Na tela seguinte, toque em “Ativar” e registre um código de acesso. Esse código será associado a um conta de e-mail para recuperação de dados e reenvio de um novo código, caso esqueça o anterior. Por fim, toque em “Salvar” para registrar seu código de segurança.
O WhatsApp vai exibir uma mensagem dizendo que as configurações estão sendo aplicadas. Então, a verificação em duas etapas vai passar a valer.
WhatsApp libera “verificação em duas etapas”
WhatsApp libera “verificação em duas etapas” Foto: Reprodução
Videochamadas
A possibilidade de se executar videochamadas, um recurso há muito tempo aguardado por fãs, também foi liberado no WhatsApp na versão Beta. Ou seja, inicialmente, apenas aparelhos com os sistemas operacionais Android e Window Phone o tem. Com a novidade é possível a dois usuários conversarem se vendo na tele de seus smartphones, como no Skype.
Para fazer a videochamada é simples. Basta abrir a janela de bate-papo com um contato e tocar no ícone em formato de um telefone. Na janela de opções, basta tocar em chamada de vídeo (”video call”) para iniciar a conversa.
Videochamadas do WhatApp lembram as chamadas do Skype
Videochamadas do WhatApp lembram as chamadas do Skype Foto: Reprodução
Imitando o Snapchat
Para competir com o Snapchat, o WhatsApp traz agora também recursos para enfeitar fotos. Agora, o usuário pode, por exemplo, incluir adesivos para deixar seu clique mais bonito. Os recursos, no entanto, só funcionam quando as fotos ou vídeos são feitos diretamente pelo aplicativo. Ou seja, não será possível, por exemplo, incluir adesivos em fotos importadas da galeria de imagens.
Para adicionar os adesivos em uma fotografia é bastante simples. Basta fazer um clique pelo WhatsApp e, depois, tocar no ícone com desenho de uma "carinha" para incluir as figurinhas. O procedimento é bem parecido com o que acontece no Snapchat. É possível posicionar os adesivos em qualquer posição da foto, além de redimensioná-los (para reduzi-los ou aumentá-los). Tocando no ícone em formato de um "T" é possível escrever na tela como se estivesse usando uma caneta. Com o recurso pode-se mudar a cor e o tamanho da escrita.
WhatsApp “imita” Snapchat com adesivos para fotos
WhatsApp “imita” Snapchat com adesivos para fotos Foto: Reprodução
Convite para grupos
Entre as últimas novidades do WhatsApp está a possibilidade de convidar usuários para participar de grupos por meio de um link gerado no próprio aplicativo. Desta forma, se o administrador quiser, basta compartilhar o link do grupo em um site ou rede social para que nossos usuários possam participar do grupo. O recurso torna-se útil para quem quer convidar um grande número de pessoas para um único grupo. Mesmo assim, o aplicativo manteve o limite de 250 pessoas por chat.
Para pegar o link de grupo e compartilhá-lo é simples. Primeiro, crie ou acesse um grupo no WhatsApp no qual você é administrador. Toque no ícone em formato de rês ícones sobreposto. Depois, toque na opção “Informações do Grupo”. Em seguida, toque na opção “Adicionar Participante”. Vai, então, aparecer a opção “Convidar para o grupo via link”. Como administrador, você poderá enviar o link do grupo pelo próprio aplicativo, por e-mail ou mesmo postá-lo em redes sociais e outros sites.
WhatsApp agora gera link para convidar usuários para grupos
WhatsApp agora gera link para convidar usuários para grupos Foto: Android Police / Reprodução
Envio de Gifs
O WhatsApp incluiu também em sua versão beta uma ferramente que permite ao usuário o envio de arquivos no formato “Gif” (fotos animadas) armazenados na galeria do celular. Para fazer uso do serviço é moleza. Acesse a aba de conversas do mensageiro. Abra o chat com o contato com o qual deseja compartilhar o “gif”. Na parte superior da tela, toque no ícone em formato de um “clipe”. Depois, toque em “Galeria”. Na nova tela, na seção “gif”, toque no arquivo que deseja enviar. Assim como na hora de seu compartilhar uma foto, o usuário poderá emojis ou escrever uma legenda antes de enviar o “gif”.
Citação de amigos em conversas
O mensageiro também habilitou a possibilidade de citar os nomes dos amigos que fazem parte de um mesmo grupo, como acontece no Telegram. O recurso pode ser bem útil para quem participa de grupos com um grande números de pessoas. Para citar alguém no grupo, basta usar o “@” antes de escrever o nome do contato e enviar a mensagem. Com o recurso, o usuário citado vai receber uma notificação no smartphone indicando que recebeu uma nova mensagem no grupo, mesmo que ele esteja silenciado.
Envio rápido de mensagens
O WhatsApp permite agora também que o usuário envie uma mesma conversa (ou foto ou vídeo) para vários contatos. Usar este recurso é simples. Abra uma conversa e mantenha o dedo pressionado sobre a mensagem, foto ou vídeo a ser compartilhado. Depois, no menu de ações, escolha a opção “Encaminhar”. Toque no ícone de seta no canto inferior esquerdo da tela. Em seguida, seleciono os contatos para os quais deseja enviar a mensagem e tocar em “Encaminhar”.