São João del-Rei terá Colégio Tiradentes

São João del-Rei está prestes a conquistar uma antiga demanda da sociedade civil: a instalação do Colégio Militar da PM, Colégio Tiradentes. 

Deputados apoiam iniciativa de implantar Colégio Tiradentes na cidade (Fotos: Aline Margotti)

Com oito dos dez melhores resultados de escolas públicas de Minas no ENEM, o Colégio Tiradentes pode oferecer ensino de qualidade e gratuito aos são-joanenses já em 2017. O 38º Batalhão da PM (38ºBPM) já realiza obras de readequação de sua sede para receber cinco turmas de Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) em fevereiro, para isso aguarda publicação da autorização da criação da escola no Diário Oficial do Governo de Minas.
 

Na última segunda-feira, 07, os deputados Reginaldo Lopes e Cristiano Silveira se reuniram com o comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar (38ºBPM), Ten-Cel Nelson Queiroz e o vice-comandante Major Luiz Eduardo Coelho e visitaram as obras de adequação do espaço onde serão instaladas as primeiras turmas do Colégio, e a Escola Estadual Governador Milton Campos, que teve parte do seu espaço físico doado para a construção da sede do Colégio Militar. Participaram da agenda a superintendente Regional de Ensino, Adriana Leitão; o prefeito municipal Helvécio Reis; os secretários municipais Dimitrius Chaves, Rogério Bosco e Merilane Cardoso; a secretária executiva dos Fóruns Regionais, Marise Rocha; e  a vereadora Lívia Guimarães.

Os parlamentares estiveram envolvidos em todo o processo, intermediando uma série de conversas entre representantes do Governo do Estado, do DEEAS, da Superintendência Regional de Ensino e do 38º BPM. “Nessas conversas fortalecemos o apoio dessas instituições para a criação do Colégio Tiradentes, uma grande conquista para São João del-Rei, que poderá contar com mais uma escola de qualidade para educar os nossos jovens”, comentou o deputado federal Reginaldo Lopes. Segundo o deputado estadual Cristiano Silveira, foi percorrido um longo caminho para chegar à concretização do projeto “Intermediamos conversas desde o início do ano com diversos setores. E vamos continuar apoiando o projeto até a sua conclusão, com a construção de uma sede própria da escola para atender de forma ampla e completa a formação dos jovens”, apontou.
 
Esse “é um sonho muito antigo dos militares de São João del-Rei e região. Em uma pesquisa prévia já obtemos uma demanda de mais de 400 jovens estudantes, o que demonstra o interesse por essa unidade. Temos muito a agradecer ao deputado Reginaldo Lopes, ao deputado Cristiano Silveira, ao prefeito Helvécio, à superintendente Adriana Leitão, e a todos os envolvidos, por darem início e terem viabilizando esse projeto”, concluiu o comandante Nelson Queiroz.

Com informações do Jornal Folha das Vertentes