Raposão é protagonista de novo livro do Cruzeiro, já lançado em Araxá e em breve será lançado em Divinópolis e BH, saiba mais



Raposão é protagonista de novo livro do Cruzeiro

O projeto infantil conta a história dos 95 anos do time

Marcela Mesquita 
Com DestakNews 

(Foto: Marcela Mesquita/Divulgação, Escritor mineiro José Santos)
O livro “1,2,3 do Raposão” já está à venda nas principais livrarias do país. A obra, do escritor mineiro José Santos, conta a história do Cruzeiro Esporte Clube no olhar de um dos mascotes mais conhecidos do Futebol Brasileiro: o Raposão.

O projeto infanto-juvenil, que é oficial e licenciado pelo time celeste, vai além das quatro linhas. Raposão é o protagonista e narrador da história e conta, em 32 páginas, momentos especiais do time como os principais títulos, jogadores e gols.

No mercado editorial desde 2005, José Santos já escreveu 31 livros, cinco sobre esporte. O autor mineiro venceu em 2015 o Prêmio Jabuti, com “A Divina Jogada”, da editora Nós, considerado um dos três melhores livros infantis do Brasil.

Para contar a história do time o escritor fez uma pesquisa e contou com o suporte do Departamento de Marketing do Cruzeiro. “Todo pai cruzeirense deveria ter a obrigação moral de passar ao seu filho as melhores informações sobre o time azul e branco. Você aprende um pouco sobre a história do Cruzeiro desde a fundação, as principais conquistas e os nomes dos principais jogadores”, disse José Santos.

O livro sobre o Cruzeiro é o primeiro projeto de José Santos pela editora Gulliver. “Eu sou mineiro, a Gulliver é uma editora mineira então nosso entendimento é perfeito. Espero que surjam mais projetos com a Gulliver porque a editora é muito profissional e muito boa de trabalhar”, completou.

Para Marcone Barbosa, diretor de Marketing do Cruzeiro, a obra é essencial para atingir um público tão importante. “Com este livro, as crianças agora podem exercitar a leitura em contato com a história de um dos maiores clubes do Futebol Brasileiro", disse. 

 (Foto: Marcela Mesquita/Divulgação, livro ilustrado por Gutto Paixão)

O livro foi ilustrado por Gutto Paixão, que é cruzeirense e recebeu o convite com alegria. “Poder aliar o meu trabalho a uma paixão foi ótimo! A oportunidade de trazer a história do time para o livro, contando com o personagem do Raposão que é tão querido pela torcida, foi uma experiência única”, disse Gutto. A ilustração foi feita a mão e colorida no computador. “1,2,3 do Raposão” é o 5º livro infantil ilustrado pelo artista e o 3º dele pela editora Gulliver.

O produto está sendo vendido a R$ 24,90. Ele já foi lançado em Araxá e tem lançamento previsto para Divinópolis e Belo Horizonte. As datas ainda não foram confirmadas.