Policial militar vira suspeito de cabeça para baixo durante abordagem em Minas e vídeo viraliza nas redes sociais

A PM informou que o caso está sendo analisado pela corregedoria da corporação

Ação do policial foi filmada e viralizou nas redes sociais (Foto: Reprodução/Internet)

A postura de um policial militar durante uma abordagem chamou a atenção de milhares de internautas. Durante a revista de um suspeito em Minas Gerais, o agente vira de cabeça para baixo um jovem na tentativa de identificar um produto ilícito que poderia estar escondido na roupa dele. A Polícia Militar (PM) abriu um procedimento para apurar a situação.

O vídeo da abordagem circulou nas redes sociais e provocou repercussão. Nas imagens, dois policiais abordam dois jovens suspeitos. Os garotos são colocados de frente para a parede e colocam as mãos na cabeça. Procedimento comum nas abordagens.

Porém, logo em seguida a postura de um dos policias chama a atenção. Enquanto um PM faz a revista tradicional de um jovem, ao fundo no vídeo, o outro militar coloca uma das mãos entre as pernas do suspeito e outra no ombro. Em seguida, usando da força física, vira o garoto de cabeça para baixo. Além disso, ainda sacode o menino.

Em nota, a PM informou que a abordagem “não está dentro do padrão de abordagem policial” previsto nas normatizações da corporação. “A Instituição possui cadernos doutrinários que disciplinam detalhadamente a forma segura e correta de realizar uma abordagem, garantindo o respeito aos direitos humanos e a segurança de todos os envolvidos. Há previsão de punição administrativa e penal se for o caso, para o Policial Militar que atua em desconformidade com o que é disseminado exaustivamente em nossos treinamentos”, disse. 




De acordo com a PM, o vídeo foi enviado para a Corregedoria da corporação e ainda está sendo analisado.

Estado de Minas