Motorista que desce a serra para o Litoral Paulista encontra lentidão nas principais rodovias do SAI

Até a manhã deste sábado, mais de 130 mil veículos já haviam passado pelas praças de pedágio

A Tribuna
 (Foto Reprodução Ecovias)

Mais de 165 mil veículos já desceram a serra para passar o feriado prolongado da Proclamação da República nas praias do Litoral. De acordo com informações da Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), são esperados até terça-feira (15) mais de 400 mil veículos. 
Para facilitar a chegada dos motoristas à Baixada Santista, está em vigor desde a tarde de sexta-feira (11) a Operação Descida. Nesta esquema (7X3), motoristas podem descer pelas duas pistas da Via Anchieta e pista Sul da Imigrantes. Para subir a serra a única opção é a Pista Norte da Imigrantes. 
Apesar da operação em vigor, o motorista que desce a serra precisa de paciência.A Imigrantes também registra vários pontos críticos, como congestionamento no sentido litoral, do km 24 ao km 32, devido ao excesso de veículos; no trecho serra há morosidade no sentido litoral do km 38 ao km 58; e no trecho com chegada à Baixada santista. o tráfego flui lentamente do km 58 ao km 65, no sentido rumo à Praia Grande.

Na Padre Manuel da Nóbrega, o tráfego segue lento no sentido Praia Grande, do km 274 ao km 277, e do km 284 ao km 292, devido ao excesso de veículos. A rodovia Cônego Domênico Rangoni é a única com registrio de tráfego normal.
Somente na Anchieta o tráfego lento no sentido litoral  km 36 ao km 40. Por isso, a Ecovias orienta os motoristas a utilizarem a pista para evitar congestionamentos na descida. 
Balsas
A Dersa estima que a travessia de balsas entre Santos e Guarujá será a de maior movimento no Litoral, com 1.676 veículos por hora. Mas não foi informada a quantidade de embarcações em operação ao longo do feriado.