Morre o cantor e compositor Leon Russell, aos 74 anos

A causa da morte não foi divulgada, mas, nos últimos anos, ele vinha enfrentando vários problemas de saúde e, em julho, chegou a sofrer uma parada cardíaca

Agência Estado

O músico norte-americano Leon Russell morreu neste domingo, 13, em Nashville, no Tennessee, aos 74 anos. A morte foi anunciada na página oficial do cantor no Facebook. A causa não foi divulgada, mas, nos últimos anos, ele vinha enfrentando vários problemas de saúde e, em julho, chegou a sofrer uma parada cardíaca. Sua mulher disse apenas que ele morreu enquanto estava dormindo.
Russell nasceu em 1942, em Oklahoma, com o nome de Claude Russell Bridges. Como compositor, ele é conhecido por sucessos como "A Song for You", famosa na voz de Joe Cocker, Donny Hathaway e Neil Diamond, entre outros, além de "This Masquerade", gravada por George Benson e Shirley Bassey, e "Hummingbird".
Desde os anos 1960, Russell tocou anonimamente como pianista de estúdio com vários músicos célebres em grandes sucessos pop. Na sequência, diversificou sua carreira, passando a compor e a atuar como sideman em várias bandas. Entre os gêneros que tocou estão rock, folk, blues e principalmente a música country dos EUA.
O músico tinha shows marcados em Scottsdale, no Arizona, em 2 de dezembro, e em Berkeley, na Califórnia, no dia 9 de dezembro. "Russell foi a minha maior influência como pianista, cantor e compositor", contou Elton John ao canal ABC News. Em 2010, Elton e Russell realizaram juntos o disco "The Union".