Helicóptero da PM cai próximo à Cidade de Deus e mata quatro militares,após ser abatido por traficantes asista aos vídeos



Policiais e bombeiros trabalham no local da queda do helicóptero da PM Foto: Marcelo Carnaval
 

Ana Carolina Torres, Bruno Dutra e Pedro Willmersdorf

Um helicóptero do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar caiu, no início da noite deste sábado, próximo à Cidade de Deus, Zona Oeste da cidade. Quatro militares morreram no acidente, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Os militares mortos foram identificados como major Rogério Melo Costa (piloto), capitão Schorcht, subtenente Barbosa e sargento Félix.
Em nota, a Polícia Militar informou que os corpos dos militares foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML). As causas da queda serão apuradas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
A imagem do helicóptero caído foi flagrada por uma câmera do Centro de Operações Rio da Avenida das Américas. A informação foi confirmada pela PM, que passou o dia em operação na região, após tiroteio com bandidos.
De acordo com o comandante Figueiredo, do 18º BPM (Jacarepaguá), ainda não é possível afirmar se a aeronave foi abatida por disparos dos criminosos. — Precisamos aguardar a perícia. Não é possível saber o que aconteceu sem todos os detalhes — diz.



Moradores registram momento da queda da aeronave
Moradores registram momento da queda da aeronave Foto: Reprodução/ Facebook
Moradores registraram o momento em que a aeronave caiu. Em relatos de testemunhas, quem mora próximo ao local ficou em pânico ao ver a queda do helicóptero. Pelas redes sociais, moradores dizem que a situação é tensa em vários bairros próximos ao local. Há relatos de tiroteio no Gardênia Azul, Anil e Freguesia. "Muitos tiros na região. Moradores estão evitando sair de casa", escreveu um internauta no Facebook.

A Lamsa, concessionária que administra a Linha Amarela, pede que os motoristas evitem a região. O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que estão interditados os dois sentidos da Linha Amarela, na altura da comunidade, além de trechos da Av. Ayrton Senna.


Na manhã deste sábado, o tiroteio provocou a interdição da Linha Amarela por cerca de uma hora, na altura da Cidade de Deus. De acordo a UPP Cidade de Deus, policiais encontraram bandidos armados durante patrulhamento pela comunidade, dando início a confrontos. Houve perseguição e, além da Linha Amarela, a Avenida Edgar Werneck também precisou ter o trânsito interrompido por alguns minutos. Horas depois, já durante operação do Bope, um segundo tiroteio causou nova interdição na Linha Amarela.



Aeronave da PM à margem de córrego próximo à Cidade de Deus
Aeronave da PM à margem de córrego próximo à Cidade de Deus Foto: Reprodução
Um motorista que passava pela Avenida Ayrton Senna na tarde deste sábado flagrou o exato momento da queda da aeronave. Confira a alta velocidade com que a aeronave foi de encontro ao chão.

Um morador da região, que preferiu não se identificar, disse que o clima é de insegurança.
- Está brabo aqui. Helicópteros estão sobrevoando a comunidade e trocando tiros com traficantes na mata do outro lado do rio.



À direita, pista da Ayrton Senna em direção à Freguesia, na noite deste sábado: Linha Amarela interditada
À direita, pista da Ayrton Senna em direção à Freguesia, na noite deste sábado: Linha Amarela interditada Foto: Reprodução/Centro de Operações Rio
 
Nas redes sociais, motoristas relataram momentos de tensão. Muitos carros voltaram na via pela contramão. “Carros fugindo em todos os sentidos”, escreveu um internauta no Twitter, relatando momentos de tensão. "Uma vergonha, Rio de Janeiro entregue aos bandidos", escreveu outro usuário da rede social.
Guerra entre bandidos e policiais vem assustando moradores da região
Uma guerra entre traficantes e milicianos assuta moradores da Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta-feira. De acordo com o comando do 18º BPM (Jacarepaguá), bandidos de uma facção que atua na Cidade de Deus invadiram a comunidade vizinha, que é dominada pela milícia. Neste momento, a Polícia Militar reforça o policiamento na região. A ação conta com a participação de agentes do 18º BPM, da UPP Cidade de Deus e pelo menos um helicóptero do Grupamento Aeromóvel. Até as 11h, havia duas pessoas detidas. Não há informações sobre mortos ou feridos.
Nas redes sociais, a página do Facebook "Jacarepaguá Notícias RJ" publicou um vídeo que mostra três homens encapuzados e armados andando por uma viela da Gardênia Azul. Os bandidos seriam traficantes da Cidade de Deus. Outro registro flagra o helicóptero da PM dando um rasante sobre as residências.
Em um comentário feito na rede social, um internauta conta que a confusão começou de madrugada e deixou pelo menos um ferido. "Hj tá sinistro msm. (SIC) Já começou na madrugada onde um carro passou pela rua menta e deu tiro. Um rapaz foi ferido", escreveu ele. Outro usuário lamenta o aumento da sensação de insegurança na comunidade: "Saudade de uns anos atrás. O lugar é muito bom".
Em 2009, queda de helicóptero da PM deixou três mortos
“O Dia do Abate’’. Em outubro de 2009, durante uma guerra entre os morros do São João, no Engenho Novo, e dos Macacos, em Vila Isabel, bandidos conseguiram abater uma aeronave da Polícia Militar, matando três policiais que estavam nela. O helicóptero caiu durante uma intensa troca de tiros. Na ocasião, a polícia disse que o tiroteio começou entre traficantes rivais e o helicóptero foi derrubado por tiros disparados pelos bandidos.
Ainda segundo a Polícia Militar, houve uma tentativa por parte de uma facção criminosa de invadir o Morro dos Macacos, dominado por outro grupo. Com a queda da aeronave, três policiais militares também ficaram feridos. Os PMs que sobreviveram à queda pularam da aeronave, antes de ela tocar no chão.

Fonte: Extra