Funeral de Fidel é marcado para 4 de dezembro

Da Agência Ansa


(Photo: AP) 
 
O governo de Cuba anunciou hoje (26) que o funeral de Fidel será no dia 4 de dezembro, no cemitério Santa Efigência, na cidade de Santiago de Cuba. Mas o corpo do ex-presidente deve ser cremado ainda hoje, conforme a vontade do próprio Fidel, informou seu irmão e sucessor político, Raúl Castro. As informações são da agência Ansa.
Cuba decretou nove dias de luto nacional pela morte do ex-presidente e líder da revolução cubana, Fidel Castro, contados a partir deste sábado.

Juanita Castro, irmã de Fidel, não vai assistir a funeral

Juanita Castro, irmã do falecido líder cubano Fidel Castro, que morou em Miami há décadas, não participará de seu funeral, informou a mídia local neste sábado.

"Dado rumores insalubres de que eu estava indo para Cuba para o funeral, quero afirmar claramente que nunca voltei para a ilha, e eu não planejo fazê-lo", disse Castro ao El Nuevo Herald.

"Não me regozijo com a morte de nenhum ser humano, nem faria isso com alguém que compartilha meus nomes de família", continuou ela. "Como irmã de Fidel, estou passando pela perda de um ser humano que compartilhou meu sangue."

O presidente Raúl Castro, irmão mais novo de Fidel, de 85 anos, anunciou a morte de Fidel na televisão estatal por volta da meia-noite de sexta-feira.

Fidel e o presidente cubano Raúl Castro estavam entre os sete filhos de seus pais. Juanita, nascida em 1933, foi a única a se opor publicamente ao regime comunista liderado por seu irmão durante mais de cinco décadas.

Ela vive em Miami desde 1964, e disse que cooperou com um plano da CIA para expulsar Fidel.