Baleia encalhada há três dias aguarda remoção em Peruíbe

Já em estado de decomposição, o animal, de cerca de 10 metros de comprimento, está na praia do Centro 

A Tribuna

Animal foi localizado no último final de semana
(Foto:Maria Eduarda Ribeiro Siqueira/Foto leitor)

Uma baleia de cerca de 10 metros de comprimento, encalhada há pelo menos três dias na orla da praia do Centro de Peruíbe, chama a atenção de moradores do município em função da demora na remoção do animal.

A munícipe Andrea Rosa Soares Teixeira, de 37 anos, diz que tentou por diversas vezes entrar em contato com a Prefeitura, desde que o animal morto apareceu na região. Entretanto, ela diz que ainda não conseguiu reportar o caso à Administração Municipal e reclama que não vê nenhum movimento na região para que a baleia seja retirada.

O animal foi localizado junto à faixa de areia da praia, nas imediações da Avenida Governador Mário Covas Júnior, entre os números 1.636 e 1.700.

"Os dias estão passando, a baleia está apodrecendo e o cheiro vai ficando insuportável. Consigo sentir o odor dentro casa, é uma situação ruim", reclamou ela.

Remoção
O coordenador do Instituto Biopesca Rodrigo Valle informa que membros da entidade foram acionados, na tarde desta segunda-feira (14), pelo Corpo de Bombeiros. Com isso, "imediatamente deslocamos a nossa equipe técnica para fazer os exames necessários no animal porque não temos a identificação da espécie a qual ele pertence".

Além disso, conforme acrescenta o coordenador,  foram colhidas amostras que serão encaminhadas para um laboratório com objetivo de identificar não somente qual é a espécie em questão, mas também entender as razões que levaram o animal marinho a óbito. Valle também ressalta que os trabalhos de remoção da baleia tem o respaldo da Prefeitura.