"Saúde" 5 fatos que todos devem saber sobre hemorroidas

Falar sobre hemorroidas ainda parece um tabu. As pessoas se sentem desconfortáveis, têm vergonha e, por isso, acabam omitindo o assunto e postergando a procura pela resolução do problema. 

Mas, antes de qualquer coisa, é preciso esclarecer algumas coisas para que o problema seja tratado da forma correto.
Para tentar trazer luz para o tema, respondemos algumas perguntas que devem ser levadas em consideração:
Ficar sentado muito tempo no vaso sanitário favorece o surgimento da doença hemorroidária?
O ato em si não causa o problema. No entanto, o hábito é comum em pessoas que sofrem de prisão de ventre e, ao ficarem muito tempo em uma mesma posição fazendo força para evacuar, acabam aumentando a pressão sobre as veias hemorroidárias. Se a pessoa tiver bom funcionamento intestinal, nada acontecerá se passar horas nessa posição. O problema é imprimir força excessiva durante tempo prolongado.
Sexo anal pode provocar o surgimento do problema?
Não há estudos que apontam que a prática seja fator desencadeante da doença. o que acontece é que a penetração pode causar microtraumas e fissuras na região, mas isso não significa que este seja o fator causador da doença. Ainda assim, é importante usar preservativo – não apenas para prevenção e transmissão de doenças – e tomar os devidos cuidados durante o sexo anal. Também se deve ter atenção com lubrificantes anestésicos. Eles podem diminuir a sensibilidade local e a pessoa acaba não percebendo traumas durante o ato sexual.
Tomar pouca água e dietas pobres em fibras pode contribuir para o surgimento das hemorroidas?
Pessoas que ingerem pouca água diariamente ou possuem dieta pobre em fibras tendem a apresentar com mais facilidade o problema, pois terão maiores dificuldades na confecção do bolo fecal e posterior evacuação. Por isso, adotar dieta equilibrada e rica em fibras associada à ingestão de água com frequência é a primeira dica para evitar o problema.
Exercícios físicos podem agravar o problema?
Alguns tipos de atividades podem sim agravar o problema. Exemplos são andar de bicicleta ou a cavalo e exercícios intensos de levantamento de peso. Isso ocorre porque essas ações exercem compressão sobre a região promovendo aumento da pressão nas veias da região anal.
Doença hemorroidária causa câncer?
Uma doença hemorroidária nunca irá evoluir para um câncer, porém, é preciso estar alerta. O sangramento, uma das consequências da doença, é um sintoma similar ao encontrado nos casos de câncer do reto e ânus. Por isso, é importante ir atrás do diagnóstico correto, procurando atendimento médico especializado.

Fonte: Proctologista Marcos Hyppolito