PSF de Serra da Saudade/MG, faz reuniões antitabagismo, saiba mais



De acordo com a enfermeira, coordenadora do PSF de Serra da Saudade no Centro-Oeste de Minas, Juliana Oliveira, esse programa antitabagismo é do governo federal, faz parte do Programa Nacional de Combate ao Tabagismo.
Tem como objetivo, ajudar os participantes a pararem de fumar.
As reuniões realizadas no Centro Cultural Zé Mestre, tiveram inicialmente, dezenove pessoas e já foram feitos até o mês de outubro, sete encontros.
No primeiro mês, as reuniões são semanais, no segundo mês, quinzenais, e no terceiro, mensais.
O governo federal oferece medicamentos para rejeição da nicotina como goma de mascar, adesivo e medicamento antidepressivo, quando o paciente necessita. Assim, todos devem passar pelo ambulatório para que o médico observe a necessidade ou não do antidepressivo para aqueles que têm dificuldade de parar de fumar.
Normalmente, quando são realizadas as reuniões, o PSF aproveita para falar de outros temas importantes para a comunidade, como dengue, por exemplo, na qual o agente comunitário César, aproveitou a oportunidade para alertar a população sobre os riscos do mosquito no município e a necessidade de manter a cidade limpa e livre da dengue e outras doenças.
As reuniões contam também com o auxílio de palestrantes como o médico do PSF dr. Paulo e ainda da nutricionista que explica quais os melhores alimentos durante a tentativa de deixar o cigarro.
Após quatro sessões com o grupo, a enfermeira explica tudo para o paciente que escolheu uma determinada maneira para tentar parar de fumar e, após são feitas as manutenções, que tentam manter o grupo informado sobre os medicamentos, e orientações gerais, já repassadas.
O próximo encontro será dia 24 de novembro de 2016, no Centro Cultural Zé Mestre, às 18 horas.