PCMG recebe do Governo de Minas Gerais cem viaturas caracterizadas

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) recebeu do Governo de Minas Gerais, nesta sexta-feira (28), durante cerimônia realizada na Cidade Administrativa, cem viaturas policiais caracterizadas com cela, modelo Fiat Palio Weekend, no valor de R$ 2.740 cada, totalizando o valor de R$ 274 mil.

Manoel Marques/Imprensa MG

Governador Fernando Pimentel e chefe da Polícia Civil João Octacílio Silva Neto entregam chave de viatura a policial  

Durante discurso, o chefe da PCMG, João Octacílio da Silva Neto, destacou o investimento que o Governo de Minas Gerais tem feito na instituição. 

Em um mês, esta é a segunda entrega de viaturas do Governo de Minas Gerais para a Polícia Civil. Ao todo, são 234 novas viaturas que vêm renovar e modernizar a frota institucional, dando-nos melhores condições para que possamos cumprir com eficiência os trabalhos de Polícia Judiciária”. Ele também destacou outras entregas do Governo para a instituição como a nomeação de mais de mil investigadores, 93 peritos e 34 médicos-legistas neste ano. Confira abaixo o discurso na íntegra.
Na cerimônia, o governador Fernando Pimentel enfatizou que todos os investimentos do governo de Minas Gerais na PCMG são uma forma de oferecer à instituição um tratamento especial. “A Polícia Civil de Minas Gerais merece um tratamento diferenciado, já que ao longo do tempo vem sendo relegada. É importante destacar que sem uma boa Polícia Judiciária não conseguiremos oferecer à população uma Segurança Pública de qualidade. Quero requalificar a Polícia Civil, oferecer infraestrutura, dar atenção aos servidores, para que possamos cumprir uma das principais demandas deste Governo, que é a Segurança Pública de qualidade”, enfatizou. Pimentel também aproveitou a oportunidade para parabenizar o servidor público pelo seu dia. Aquisição de viaturas As viaturas foram adquiridas mediante processo licitatório, por meio de contrato de locação, a qual a empresa C S Brasil Companhia de Serviços forneceu os carros. Na gestão do governador Fernando Pimentel, houve outras entregas de viaturas para a Polícia Civil. A última foi realizada no mês passado (26/09), com a entrega de 134 veículos.


As viaturas serão usadas para atuação da atividade de polícia judiciária, privativa da Polícia Civil, nos termos da Constituição Federal (artigo 144, IV, §4º). O objetivo da ampliação da frota da Polícia Civil de Minas Gerais é cumprir uma das diretrizes institucionais, que se refere ao tratamento regionalizado do fenômeno criminal.  


Novas viaturas

Trata-se de renovar e modernizar a frota institucional, visando atender à demanda de transporte de custodiados e de bens apreendidos; de investigações e de operações policiais, bem como de promover o policiamento preventivo e repressivo, em face da maior visibilidade da instituição. O objetivo principal para contemplar os departamentos e as delegacias que receberão as viaturas é estratégico, levando em conta as políticas públicas de governo em relação ao aumento da criminalidade violenta.

Municípios e departamentos contemplados


Cerimônia de entrega das viaturas

A entrega das viaturas atende integralmente às demandas colhidas em Fóruns Regionais no território que atende à capital e região metropolitana, especialmente com relação ao atendimento especializado das Delegacias de Mulheres. Os municípios que serão contemplados serão:                                   
                                                                   
- Belo Horizonte, abrangendo além de delegacias e departamentos, as Centrais de Flagrantes do Barreiro, a Delegacia adida ao Juizado Especial Criminal e as Especializadas de Furtos e Roubos, Fraudes, Proteção à Criança e ao Adolescente, Mulher, Meio Ambiente, Repressão Antidrogas, Homicídios e Desaparecidos; ·      

- Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Ibirité e Juatuba, abrangendo, além das Delegacias, as Especializadas de Mulher, Homicídios e Proteção à Criança e ao Adolescente;
- Vespasiano, Santa Luzia, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Sabará e Ouro Preto, abrangendo, além das Delegacias, as Delegacias Especializadas de Mulher e Homicídios. 

Treze departamentos da Polícia Civil serão contemplados:  
1.    Chefia da Polícia Civil
2.    Corregedoria Geral de Polícia Civil
3.    Departamento de Trânsito de Minas Gerais
4.    Superintendência de Informações e Inteligência Policial
5.    Superintendência de Investigações e Polícia Judiciária
6.    Departamento Estadual de Operações Especiais
7.    Departamento Estadual de Investigação de Fraudes
8.    Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família
9.    Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico
10. Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa
11. 1º Departamento de Polícia Civil – Belo Horizonte, incluindo as respectivas Centrais e Unidade de Flagrantes
12. 2º Departamento de Polícia Civil – Contagem e as respectivas Especializadas - Mulher e Criança e Adolescente (Contagem e Betim)
13. 3º Departamento de Polícia Civil – Vespasiano e as respectivas Especializadas de Mulher (Pedro Leopoldo, Sabará e Ouro Preto)
  

Discurso do chefe da PCMG


Bom dia a todas e todos! Cumprimento o excelentíssimo senhor governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e em sua pessoa cumprimento as demais autoridades presentes.

Hoje, em nome de todas e todos policiais civis, servidoras e servidores administrativos, quero agradecer ao governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, pelo investimento importante que tem feito na Polícia Civil do estado de Minas Gerais.

Com um intervalo de um mês estamos tendo a segunda entrega de viaturas do governo de Minas Gerais para a nossa instituição. Ao todo são 234 novos veículos que vêm renovar e modernizar a frota, dando-nos melhores condições de trabalho.

Desta forma, podemos atender com eficiência e eficácia a população de Minas Gerais, e, assim, promover os direitos humanos e a pacificação social, além de manter nosso compromisso com o interesse público.

A atenção do governo de Minas Gerais com a Polícia Civil, e, em consequência com a população, não se esgota com as entregas de viaturas. Neste governo expandimos o atendimento no interior do estado de Minas Gerais com a designação de 93 peritos criminais e 34 médicos-legistas.

Também houve reforço recente em nosso efetivo com a nomeação e designação de 945 novos investigadores, que já estão atuando em Belo Horizonte e no interior do estado.

Já no próximo mês, mais 115 investigadores serão formados, fortalecendo ainda mais a nossa instituição e o atendimento à população.

Tais fatos, excelentíssimo senhor governador, só reforçam que todos estes investimentos em nossa querida Polícia Civil são a expressão máxima do quanto o seu governo preocupa-se com a segurança pública do estado, oferecendo à sociedade mineira um serviço eficiente e, por isto, confiável.

Assim, em nome de todas e todos policiais civis e servidoras e servidores administrativos o nosso muito obrigado.

Aproveito a oportunidade para parabenizar a todas e todos servidores públicos pelo seu dia.